Quantcast
 
 

Pelotão de carros de combate Leopard do Exército Português na Eslováquia

Lešť, Pliešovce, Eslováquia
16 de Julho de 2024

 

Após partida em navio mercante em finais de Junho de 2024, a partir do Porto de Setúbal, rumo ao porto polaco de Gydnia, numa operação logística a cargo da multinacional dinamarquesa DSV (através da subsidiária em Portugal, DSV Air and Sea Portugal, Lda e dos seus parceiros e sub-contratados), os cinco carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português, projectados junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO “MultiNational BattleGroup Slovakia”, MNBG SVK), chegaram a 16 de Julho de 2024 a Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.

 
 
Foto via Exército de Portugal

Este pelotão, comandado pelo Tenente Bernardo Quintela, faz parte do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela Tenente-Coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec), e esteve em aprontamento ao longo do primeiro semestre de 2024, com diversas acções de formação e treino operacional, compreendendo a participação, de 29 de Abril a 10 de Maio de 2024, no exercício ORION (o maior exercício anual calendarizado pelo Exército Português).

Foto via Exército de Portugal

Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades a projectar. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares a que acrescem 2 militares, em funções de Estado-Maior no Quartel-General da Unidade Escalão Brigada, e 1 militar em funções no Estado-Maior do Quartel-General do MNBG SVK, correspondendo a um efectivo total a projectar de 27 militares.

 
 

A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho, por Espanha que destaca para o mesmo um força da sua Brigada Galicia VII (BRILAT).

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...