Quantcast
 
 

Perigo de Gelo nas Estradas do concelho de Vieira do Minho e no Minho em geral

O serviço de Proteção Civil Municipal de Vieira do Minho em comunicado enviado à nossa redação, “apela aos automobilistas para adequarem a sua condução ao estado das vias, visto o risco de formação de gelo nas estradas para esta madrugada e para os próximos dias ser bastante elevado.”

 
carro estrada neve gelo

A Proteção Civil Municipal recomenda especial prudência a todos os condutores, salientando a necessidade de adequar a velocidade de circulação às condições climatéricas e ao estado do piso, uma vez que se prevê a continuação de tempo frio e formação de gelo. Apela também à participação de todos na prevenção de acidentes, nomeadamente no desvio de águas que dos terrenos drenam para as estradas, evitando assim a formação de gelo.

 
 

O contributo para a proteção e prevenção de acidentes é dever e obrigação de todos!

Frio

A Proteção Civil Municipal adverte também que “Tendo em conta a previsão de vários dias com temperaturas baixas, alerta-se toda a população para ter um especial cuidado com a utilização de lareiras e braseiras e a necessária ventilação das habitações e atenção aos cuidados com a população mais idosa e cidadãos portadores de patologias crónicas deverão ser redobrados”, e aconselha a que se evite a “exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, usar várias camadas de roupa, ingerir bebidas e alimentos quentes, são alguns dos conselhos indicados para estes próximos dias”.

 
 

Minho em Alerta Amarelo devido ao vento de noroeste com rajadas até 85 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas no dia 17. No dia 18: rajadas até 75 km/h no litoral e á queda de neve acima de 800/1000 m, descendo a cota para 600/700 m, com acumulação acima de 800 m, que poderá ser até 5 cm. Impactos prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados).

Alerta Vermelho para a agitação marítima com ondas de noroeste com 7 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...