Politécnico de Viana do Castelo vai dar formação a profissionais de Cibersegurança

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo formalizou Ontem, 9 de junho, com a assinatura de um memorando de entendimento, a integração na C-Academy. A cerimónia, que decorreu à margem da C-Days 2022 organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, juntou várias instituições de ensino superior do país, que vão começar no terceiro trimestre deste ano a dar formação a quase 10 mil profissionais de cibersegurança. “Esta é uma área cada vez mais importante e faz todo o sentido o Politécnico de Viana do Castelo estar integrado neste projeto”, defende o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.

 

Com o mote “Apostar na Prevenção” em Cibersegurança, o último dia da C-Days 2022 foi palco para a assinatura de um memorando de entendimento relativo à formação da C-Academy entre o Centro Nacional de Cibersegurança e várias instituições de ensino superior, contando com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo.

 
 

“O Politécnico de Viana de Viana do Castelo tem o mestrado em Cibersegurança, está totalmente envolvido e empenhado nesta temática e só podia responder positivamente ao desafio que foi lançado pelo CNCS”, assume Carlos Rodrigues, referindo que “apostar na prevenção e na formação é sempre uma boa política”.

A C-Academy é um programa de formação avançada em Cibersegurança, encontrando-se alinhado com o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa em causa tem como objetivo dotar de competências avançadas em Cibersegurança 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceria com as instituições de ensino.

 
 

Este programa foi construído para abranger todo o território nacional e formar, acima de tudo, profissionais da Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais. A formação vai funcionar com cursos intensivos de 35 e de 70 horas.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...