Quantcast
 
 

Portugueses treinam proteção a coluna na Roménia

Roménia
Janeiro de 2023

 

No decurso de um exercício de protecção a uma coluna de viaturas, em Janeiro de 2023, temos 3 viaturas viaturas blindadas de rodas Pandur II 8×8 (ICV/RWS) e 1 viatura táctica ligeira blindada 4×4 VAMTAC ST5, afectas à Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas do Exército Português, da 2ª Força Nacional Destacada na Roménia (2FND CAtMec/ROU22), no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO para aquele flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia.

 
 
portugueses treinam proteção a coluna na Roménia

O exercício permitiu aos militares portugueses destacados na Roménia treinar o planeamento e a execução desta missão, bem como a integração dos meios do Módulo de Defesa Antiaérea, com os seus mísseis “Stinger”, e do Módulo Conjunto de Informações, tirando partido dos seus “drones”, dotados de sensores electro-ópticos compreendendo visão térmica, e da integração em tempo real da informação assim recolhida com o comando e controlo da operação.

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com 1 a 2 tripulantes, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre .50 , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

 
 

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4×4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA – URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a “Vehículo de Alta Movilidad Táctico”, literalmente “Veículo Táctico de Alta Mobilidade”. A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Propulsionadas por um motor diesel Styer M16 TCA de 272 hp permitem alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h, com uma autonomia máxima de 500 km. Operam com até 5 elementos e podem estar armadas com uma metralhadora pesada em calibre 12,7mm ou metralhadora 7,62mm, ou ainda um lança-granadas automático de 40 mm. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

A 2FND CAtMec/ROU22, sob comando do Major de Infantaria João Pedro Serens Rasteiro, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 208 militares.

 

Foto via Forças Armadas de Portugal
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...