Póvoa de Lanhoso aplaude XXV Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para aplaudir, nos próximos dias 14 e 15 de agosto, o XXV Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio. Participam nove ranchos folclóricos, cinco dos quais Povoenses.

 

A Praça Eng. Armando Rodrigues é o local escolhido para acolher esta verdadeira festa da cultura tradicional e popular, que homenageia o Povoense Professor Gonçalo Sampaio, estudioso da música popular e do folclore, autor do “Cancioneiro Minhoto”, uma recolha de canções tradicionais.

 
 

Dividido por dois dias, o XXV Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio começa, no dia 14 de agosto, com a concentração dos grupos junto aos Paços do Concelho. Para as 15h00, está marcada a saída em desfile pela Av. da República até à Praça Eng. Armando Rodrigues. A receção aos Ranchos Folclóricos, em palco, acontece a partir das 15h30, antecipando o início do Festival. Na tarde de domingo, atuam os seguintes grupos: Rancho Folclórico de Garfe (Póvoa de Lanhoso), Rancho Folclórico Santa Maria de Ferreiros (Braga) e o Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim (Póvoa de Lanhoso).

No dia 15 de agosto, segunda-feira, tem continuidade o XXV Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio. A partir das 14h30, os ranchos participantes saem dos Paços do Concelho em desfile até à Praça Eng. Armando Rodrigues. As atuações começam pelas 15h00, com os seguintes grupos: Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada (Póvoa de Lanhoso), Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa de Paredes (Porto), Rancho Folclórico de Porto D’Ave – Taíde (Póvoa de Lanhoso), Rancho Folclórico de São Romão do Coronado (Trofa), Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso e Grupo Folclórico e Cultural de Tardariz (Gondomar).

 
 

Nos mesmos dias 14 e 15 de agosto, a Praça Eng. Armando Rodrigues acolhe ainda o Mercado da Terra, iniciativa que oferece a possibilidade de os produtores locais escoarem os seus artigos e produtos.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...