Póvoa de Lanhoso confiante na formalização do traçado para a Via Circular Urbana

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso mostra-se confiante na formalização do traçado da Via Circular Urbana junto da IP – Infraestruturas de Portugal. O autarca Povoense, Frederico Castro, recebeu o diretor de empreendimentos rodoviários e gestor da área rodoviária na IP Engenharia, José Faísca, para uma reunião técnica. “É importante percebermos como melhor estruturar o nosso projeto”, referiu, no final, o autarca Povoense, mostrando-se “muito otimista” quanto ao suplantar desta etapa, no curto prazo.

 
povoa de lanhoso

Para além da análise da cartografia do traçado proposto e da visualização de um vídeo, o que decorreu nos Paços do Concelho, Frederico Castro e José Faísca estiveram em diferentes freguesias, para analisar partes do trajeto da futura infraestrutura. “É visão do Município que este é, sem dúvida, o melhor traçado”, finaliza o autarca Povoense.

 
 

Esta reunião veio na sequência de outras, no decorrer das quais já foram debatidas as diferentes possibilidades de financiamento para a execução desta Via, que promete revolucionar a mobilidade na Póvoa de Lanhoso ao retirar o trânsito de pesados do centro da Vila e assim responder a uma reivindicação antiga da população.

O ponto de partida para este processo foi a elaboração de uma proposta de traçado, ainda em período pré-eleitoral. “O simples fato de termos feito um estudo capaz, no momento certo, faz com que agora, não sendo necessário um estudo prévio adicional, poupemos seis meses de prazo de execução da obra”, explica Frederico Castro, que, aquando da tomada de posse (18 de outubro de 2021), apresentou a Via Circular como a principal obra do mandato, a ser concretizada em quatro anos.

 
 

A proposta em análise prevê uma ligação rápida da Estrada Nacional (EN) 103 em Covelas ao centro da Vila da Póvoa de Lanhoso, ligando a Avenida 25 de Abril (EN 310) com a Rua dos Moinhos Novos e a Rua de Ponte Pereiros (EN 205).

A Via Circular urbana pretende ainda facilitar uma rápida ligação aos Parques Industriais, incluindo o futuro Parque de Acolhimento Empresarial.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...