Quantcast
 

Prémio Jovem Biofísico 2021 ganho pela vimaranense Ana Rita Araújo

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, felicita a investigadora vimaranense Ana Rita Araújo, do Grupo de Investigação 3B’s, pela distinção com o Prémio Jovem Biofísico 2021 atribuída pela Sociedade Portuguesa de Biofísica, no âmbito da descoberta de um composto da cortiça que pode ajudar no combate ao Alzheimer.

 
Prémio Jovem Biofísico 2021
Ana Rita Araújo Prémio Jovem Biofísico 2021

O prémio é referente ao artigo “Vescalagin and castalagin reduce the toxicity of amyloid-beta42 oligomers through the remodelling of its secondary structure”, desenvolvido no âmbito do doutoramento realizado no 3B’s Research Grupo, com orientação de Rui Reis e Ricardo Pires.

 
 

“Esta é uma distinção de importância múltipla, sendo de enaltecer o enorme mérito da investigação de Ana Rita Araújo numa área vital como é a saúde através do valioso contributo para o combate à doença de Alzheimer, que afeta milhares de pessoas em Portugal, e milhões em todo o Mundo, sendo amplamente reconhecido o seu trabalho. Acresce ainda o regozijo para a Câmara de Guimarães o facto desta investigadora vimaranense integrar o Grupo de Investigação 3B’s, que se pauta pela excelência na componente de investigação interdisciplinar, sendo reconhecido pelos seus contributos na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa, a nível mundial”, salientou Domingos Bragança

Ana Rita Araújo é natural de Sande S. Martinho e integra o Grupo 3B’s desde 2011, com Licenciatura em Engenharia Química e curso de Mestrado em Engenharia Química – Tecnologias de Proteção Ambiental, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

 
 

A investigadora do I3B’s vai agora apresentar o estudo em meados de junho no Congresso da Sociedade Portuguesa de Biofísica, que irá decorrer em Coimbra, via zoom.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...