Professor António Tavares apresenta o livro “Governo Local e Administração Autárquica”

O livro “Governo Local e Administração Autárquica”, de António Tavares, professor da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, vai ser apresentado a 6 de maio, às 17h30, no auditório 0.03 da EEG, sito no campus de Gualtar, em Braga.

 
livro

Na sessão prevê-se intervenções de Filipe Teles, pró-reitor da Universidade de Aveiro para o Desenvolvimento Regional e Política de Cidades, de Paulo Cunha, ex-presidente do Município de Famalicão e doutorando em Ciências da Administração da UMinho, e de Cláudia Simões, presidente da EEG. A moderação cabe a Pedro Camões, professor do Departamento de Ciência Política da EEG. A entrada é livre.

A obra pretende ser marcante no estudo e análise da governação local e administração autárquica portuguesa. Numa perspetiva multidisciplinar e panorâmica, o autor aborda a evolução histórica, o modo como se tomam decisões, adotam e implementam políticas públicas, o sistema político e o financiamento do poder local, entre outros. Compreender estas realidades requer o conhecimento das instituições formais e informais, das regras e normas que condicionam o comportamento dos atores, do seu relacionamento com outras entidades públicas e privadas de que dependem e do contexto histórico.

 
 

As 388 páginas desta edição da Sílabo integram contributos teóricos e a observação e análise das práticas, numa linguagem e exposição cuidada e acessível, em particular eleitos, dirigentes, funcionários da administração local e estudantes do ensino superior.

António Fernando Tavares nasceu em Gaia e vive em Amares. É doutorado em Administração Pública pela Universidade Estatal da Flórida (EUA), professor associado com agregação na EEG-UMinho, professor associado adjunto na Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional de Governação Eletrónica, membro do Centro de Investigação em Ciência Política e colaborador na formação de executivos nos programas CADAP e FORGEP. Tem mais de três dezenas de artigos em revistas científicas internacionais e vários capítulos de livros, sendo autor do livro “Administração Pública Portuguesa” (2019), coautor de “A Reforma do Poder Local em Portugal” (2015) e antigo coeditor da revista “Urban Affairs Review”, da Associação Americana de Ciência Política.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...