Quantcast
 
 

Professor Licínio Lima no “hall of fame” mundial de Educação de Adultos

Licínio Lima, professor catedrático da Universidade do Minho, foi eleito para o “International Adult and Continuing Education Hall of Fame”, pelos seus contributos académicos na área da Educação de Adultos, numa cerimónia realizada em Cork, na Irlanda.

 
Professor Uminho
Licínio Lima, professor catedrático da Universidade do Minho

A distinção, instituída nos anos 1990 pela Universidade de Oklahoma (EUA), homenageia líderes mundiais nos campos da educação permanente e de adultos, que sirvam de inspiração a gerações futuras. Já foram distinguidos Malcolm Knowles, Paulo Freire, Jack Mezirow, Shirley Walters ou o português Alberto Melo, entre outros. “Este é o reconhecimento de um trabalho iniciado em 1979, ainda como estudante na UMinho, aonde me tornei professor e presidi durante vinte anos a Unidade de Educação de Adultos, tendo ainda dado aulas e investigado sobre este tema em todos os continentes”, refere Licínio Lima.

 
 

Licínio Lima passou a menoridade em Viana do Castelo e vive em Braga. Leciona na UMinho há 42 anos, sendo docente do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd). É professor visitante na Universidade de Milão-Bicocca (Itália), além de professor convidado na Universidade Julius-Maximilians (Alemanha) e em diversas universidades do Brasil.

Publicou uma centena de artigos em revistas científicas, meia centena de capítulos de livros e mais de três dezenas de livros, tendo ainda orientado mais de 60 teses de mestrado e doutoramento. Além disso, é membro da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e soma várias distinções, como o Prémio Rui Grácio, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...