Quantcast
 
 

Programa Municipal de Enriquecimento Curricular promove concerto de final de ano lectivo ‘Anos De enCanto’ das Escolas EB1 de fraião e Nogueira

No âmbito do Programa Municipal de Enriquecimento Curricular e com o intuito de dar visibilidade ao trabalho de projecto desenvolvido na área artística da música, os alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico das EB1 de Fraião e Nogueira (AE Alberto Sampaio) e EB1 do Carandá e de S. Lázaro (AE André Soares) levaram ao palco do Auditório Vita, um concerto comemorativo de fim de ciclo lectivo ‘Anos De enCanto’.

 

Esta iniciativa pretendeu proporcionar a todos os envolvidos um serão lúdico, dando oportunidade aos alunos de apresentarem o trabalho desenvolvido na esfera das AEC. Este foi também um momento para celebrar a comunidade educativa no seu todo.

 
 

A juntar a este espectáculo e como forma de mostrar o trabalho realizado ao longo destes últimos anos a partir das AEC do Município de Braga, duas turmas da EB1 de Nogueira, integraram o Cortejo Internacional de Gigantones e Cabeçudos do São João de Braga. Esta participação deveu-se ao ensino da percussão na referida escola e que surge de uma parceria com a Equipa Espiral.

Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, o Programa Municipal de Enriquecimento Curricular tem uma estrutura bastante cimentada nos Agrupamentos de Escolas. “Os resultados são efectivos e estão à vista de todos. O que mais distingue e caracteriza o nosso programa de AEC é o envolvimento de toda a comunidade e das associações locais. Estamos certos de que a transmissão de sabres identitários é uma mais-valia para o futuro da cidade e do país”, salienta Carla Sepúlveda, destacando a colaboração entre os vários parceiros das AEC “que promovem o saber popular e identitário”.

 
 

Salientando que se trata de um programa “muito ecléctico”, na medida em que tem uma oferta pedagógica que vai desde as áreas da música, do desporto, das artes plásticas, tradições/cultura e saberes, entre outras correntes pedagógicas fundamentais para a aquisição de competências académicas e sociais, a vereadora referiu que o espectáculo ‘Anos De enCanto’ e outras actividades desenvolvidas ao longo do ano pela comunidade educativa “mostram-nos que este programa é um verdadeiro sucesso e continuará a crescer na sua essência e actuação no terreno”.

A concluir, Carla Sepúlveda destacou o trabalho desenvolvido pelos técnicos do Município de Braga, Agrupamentos de Escolas e de todos os parceiros que “fazem a diferença nas escolas com projectos relevantes”.

 

De salientar que a EPlural, entidade executora das AEC e promotora deste concerto em parceria com o Conservatório Bomfim, desenvolveu – ao longo dos 4 anos de escolaridade de enriquecimento curricular (2018-2022) – um projecto artístico de continuidade despertando nos mais novos o gosto pela arte; promovendo o papel da música na educação e no percurso de crescimento humano, cultural e familiar.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...