Programa Operacional Assistência Técnica aprova candidatura de plano de comunicação, em Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos vai avançar com um conjunto integrado de ações de comunicação que visam elevar o reconhecimento e a valorização do papel da União Europeia e dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no desenvolvimento do Município de Barcelos, no período correspondente ao Acordo de Parceria Portugal 2020.

 

Este projeto de comunicação resulta de uma candidatura apresentada pelo Município ao “EIXO I – POAT – Programa Operacional Assistência Técnica – Coordenação, Gestão, Monitorização e Auditoria (FEDER)”, relativa aos “Meios e Ações de Divulgação de projetos e investimentos realizados com os apoios dos FEEI”, que mereceu aprovação de um montante elegível de 25.000,00 €, a que corresponde um montante FEDER de 20.000,00€.

 
 

As ações comunicacionais e promocionais vão desenvolver-se ao longo de cinco meses e privilegiam modalidades interativas, impactantes e envolventes, caso de reportagens em vídeo, a serem publicadas nos canais digitais do município.O objetivo desta operação mediática é elevar “para um patamar bastante superior a comunicação e divulgação do apoio dos FEEI previstas nos planos de comunicação das operações aprovadas pelos Programas Operacionais do Portugal 2020”, ampliando-se desta forma “a disseminação das realizações e dos resultados alcançados em experiências bem sucedidas, incentivando outras entidades a concretizar os seus projetos de investimentos apoiados em casos de sucesso”.

Na contextualização da candidatura pode ler-se que esta operação tem como objetivos específicos: “comunicar e divulgar de forma mais impactante os apoios dos FEEI para a concretização das operações do Município de Barcelos aprovadas no âmbito do Programa Portugal 2020; aumentar a visibilidade e notoriedade do papel desempenhado pelos fundos europeus em Portugal; contribuir para o aumento da perceção positiva sobre a utilização dos fundos europeus em Portugal, procurando corrigir perceções erradas sobre as respetivas áreas de atuação; e disseminar boas práticas e casos de sucesso apoiados pelos FEEI, potenciando o surgimento de futuros novos beneficiários”.

 
 

Município conta com 80 operações aprovadas no Programa 2020

O Município de Barcelos é uma das entidades com mais operações aprovadas no âmbito do Programa Portugal 2020. Atualmente tem mais  de 80 operações aprovadas, a que corresponde um apoio do FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento de mais de 28 milhões de euros.

 


A maioria daquelas operações são cofinanciadas pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – um dos principais instrumentos financeiros da política de coesão da EU – União Europeia. No entanto, os apoios dos fundos comunitários também integram outras operações, como as que são apoiadas FSE – Fundo Social Europeu e pelo Fundo de Coesão (FC).


Em quaisquer dos casos, pode afirmar-se que maioria de operações infra-estruturais resultam do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Barcelos (PEDU) e do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão do Cávado (PDCT – Cávado), sendo que, em ambos os referidos programas, se está perante operações com grande visibilidade no território, pelo que é importante divulgar e potenciar junto da população o contributo fundamental do FEEI e da União Europeia na concretização desses projetos.

 


Nesse sentido, o Município vai implementar um Plano de Comunicação capaz de divulgar de forma mais impactante os apoios dos FEEI na concretização das operações do Município de Barcelos, aprovadas no âmbito do Portugal 2020.


As ações previstas vão realizar-se entre junho e novembro do corrente ano, privilegiando modalidades interativas, impactantes e envolventes, caso das reportagens na imprensa e na rádio, e das vídeo reportagens a publicar nos diversos canais digitais do Município.

Assim, na candidatura agora aprovada, está prevista a realização mínima de 45 dossiês digitais tendencialmente gráficos (vídeo, imagem, etc..), relativos às operações apoiadas.

Esses dossiês serão compostos de pelo menos 20 reportagens vídeo e áudio a publicar na imprensa, nos suportes online municipais (website, redes sociais, etc.) e no jornal do Município.

 

Além disso, serão elaborados 10 cartazes de grande formato e dois outdoors sobre o apoio dos FEEI. Entre outras ações, também está prevista a divulgação desses apoios junto dos autarcas das freguesias de Barcelos e outros agentes da sociedade civil, através da partilha individualizada do referido suporte físico e digital.

Comentários

comentários

Você pode gostar...