Quantcast
 
 

Renovação da Casa das Ideias marca arranque de um novo ciclo da PASEC

Os 20 anos que a PASEC comemora este ano, dão um invólucro a novos desafios para a associação. A renovação da sua sede em Antas, a Casa das Ideias, assinalada numa cerimónia que aconteceu ontem, dia 17 de fevereiro, garante condições para muitos e bons anos de vida, a esta associação juvenil de referência nacional. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, o diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, a Vereadora da Juventude, Luísa Azevedo e a Presidente da PASEC, Sara Gomes, que visitaram o espaço renovado.

 
paec

“Esta casa tem sido um catalisador importante para os projetos desta associação que é uma referência nacional e internacional”, referiu Mário Passos. O edil famalicense salientou o importante trabalho desenvolvido pela PASEC no âmbito da inovação social e educação não formal , esperando que “continue a contribuir para a integração de crianças e jovens (…) e para a construção de comunidades mais plurais e fortes”.

 
 

Ao longo dos últimos três anos, a Casa das Ideias sofreu obras de adaptação e reconstrução do espaço sede, que envolveu intervenções tanto no espaço exterior, como no interior do edifício, no sentido de criar melhores condições para o acolhimento dos jovens e de novas valências.

“Cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ficou por fazer” salienta a Presidente da PASEC, Sara Gomes, que, com este reforço infraestrutural, deixou a intenção de alargar o leque de projetos desenvolvidos pela associação, nomeadamente, a criação de novas companhias ligadas às artes e à escrita, inclusive a publicação de uma revista da associação.

 
 

Recorde-se que a PASEC é uma Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais e Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural sediada nas instalações da antiga Escola do Cruzeiro, um edifício sob a tutela do Município de Vila Nova de Famalicão e cedido à associação juvenil através de contrato de comodato celebrado em 2013, entre ambas as entidades.

A associação recebe um apoio financeiro municipal na ordem dos 45 mil euros por ano, para o desenvolvimento de atividades em prol da educação e juventude, que se tem materializado em iniciativas de âmbito local, nacional e internacional, associadas à educação não formal e animação socioeducativa, mobilizando, semanalmente, mais de 1700 jovens nas suas dinâmicas nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...