Reunião de Câmara aprovou Moção de Repúdio à Guerra na Ucrânia e Apelo à Paz

Foi aprovada na última reunião de Câmara, por unanimidade, a Moção de Repúdio à Guerra na Ucrânia e Apelo à Paz, determinada na última Sessão de Assembleia Municipal. Estes dois órgãos municipais alinham, assim, a sua posição relativamente esta temática, condenando os atos de violência e os sucessivos ataques a civis de que o povo ucraniano tem sido alvo, manifestando total compromisso com os valores da liberdade, democracia, justiça e solidariedade.

 

Por proposta da Vereadora da Educação, Fátima Moreira foi analisado o protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, no âmbito do projeto Clube Ciência Viva. Este Clube, que faz parte da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva assume reconhecida relevância no que diz respeito à promoção da educação e da cultura científica e tecnológica junto dos alunos.

 
 

Outro dos pontos analisado foi a proposta de apoiar institucionalmente a Arte Total-Educação e Produção Artística, concretizando-se este apoio na disponibilização do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, como estrutura de acolhimento e desenvolvimento de projetos de intervenção artística. Esta entidade promove atividades de formação e fruição cultural, nomeadamente oficinas de criação e apresentação pública de trabalhos resultantes de pesquisas coreográficas desenvolvidas. O referido acordo terá efeitos de candidatura a apoio sustentado (2023-2026), materializando a estratégia do executivo que valoriza a implementação de projetos artísticos e o papel indiscutível que os mesmos podem assumir no desenvolvimento social e cultural do concelho.

Foi ainda analisada a solicitação de atribuição de um apoio financeiro o Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada, para fazer face a despesas relacionadas com a aquisição de instrumentos e de novos trajes para os membros que integram o respetivo rancho. A anuência do executivo municipal reflete a importância do papel que os ranchos folclóricos têm na comunidade onde se inserem, contribuindo para a manutenção das tradições locais e do património cultural e etnográfico do concelho.

 
 

Todas estas propostas foram aprovadas por unanimidade.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...