Quantcast
 
 

Romance histórico e Lenço de Namorados inspiram criação de nova fragância‘1355’

Inspirada num dos romances mais icónicos da História de Portugal e enquadrada pelos motivos do Lenço de Namorados, a fragância ‘1355’ foi apresentada em Braga como o novo produto associado à marca Namorar Portugal. A cerimónia marcou o arranque da programação do Mês do Romance, promovido pelo Município de Vila Verde ao longo deste mês de fevereiro. 

 
1355

“É um novo produto que vem reforçar o alcance e a abrangência da marca Namorar Portugal, registada pelo Município de Vila Verde. Esta marca territorial representa uma mais-valia económica, social e cultural, no âmbito desta aliança das tradições e da inovação como aposta estratégica para o desenvolvimento do concelho”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes. 

 
 

A autarca elogiou a qualidade e a contextualização inspiradora que sustentaram a produção da nova fragância da “Yntenzo”, que conseguiu conjugar a inspiração no ícone do concelho de Vila Verde – o Lenço de Namorados – com o sentimentalismo de um dos relatos de amor mais icónicos da História de Portugal: o romance com fim trágico entre D. Pedro I e Inês de Castro. 

O nome do produto nasce como “uma homenagem à data da morte de Inês de Castro, assassinada em 1355”. É também uma oportunidade para despertar o interesse e o conhecimento pela História de Portugal, como frisou Júlia Fernandes. 

 
 

Constituída maioritariamente por flores de cerejeira, ‘1355’ é uma fragância romântica, para ser usada como ambientador, produzida pela empresa Nortempresa. Além da data – explicou Inês Silva, diretora de marketing –, o perfume em estado líquido “é uma referência à Fonte das Lágrimas, localizada na Quinta das Lágrimas, cenário idílico da paixão de D. Pedro e Inês de Castro”. 

Diferenciação no mercado 

 

O resultado do novo produto da Yntenzo – com espaço comercial instalado no centro de Braga, na Rua do Souto – foi destacado pelo empresário Daniel Vilaça, que apontou como uma resposta para superar as dificuldades deste período de imensas dificuldades, devido ao contexto da pandemia. 

Sublinhando a produção manual que caracteriza o produto, numa embalagem com um lacre e um rótulo feito em tecido, Daniel Vilaça defendeu a aposta nas tradições e na identidade cultural das nossas comunidades como fatores de valorização e diferenciação no mercado nacional e além-fronteiras. 

 

A autarca Júlia Fernandes frisou também o contributo da Yntenzo na internacionalização da marca Namorar Portugal, que quinta e sexta-feira vai colocar em evidência novas produções inspiradas no Lenço de Namorados. 

Programação do Mês do Romance 

 

A programação do Mês do Romance prossegue com várias exposições patentes ao públicas em Vila Verde (Centro de Dinamização Artesanal, Câmara Municipal e Loja de Turismo), Vila Nova de Cerveira (Loja Interativa) e Vila das Aves – Santo Tirso (Centro Cultural). 

Em Vila Nova de Gaia, será apresentado quinta-feira um novo produto da Coleção Namorar Portugal pela Namorarte, numa cerimónia agendada para as 15h00, no espaço de galerias World Wine, e que contempla ainda a inauguração de uma exposição de coordenados vencedores das últimas edições da Gala Namorar Portugal, assim como uma mostra do ciclo do linho. 

Na sexta-feira, será a vez da Loja Interativa de Turismo de Braga apresentar, a partir das 15h00, trabalhos de Elisabete Dias e Cátia Rascão. 

Entretanto, foi adiada para data a confirmar a iniciativa da Rusga de S. Vicente, em Braga, que estava prevista para a noite de sexta-feira mas que se tornou inviável devido a situações de elementos do grupo em isolamento devido à Covid-19. 

A programação prossegue no fim-de-semana, com a realização de workshops, a apresentação de novos produtos Namorar Portugal e da realização do Trilho do Fojo do Lobo, que terá lugar no domingo, com concentração às 8h30, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega. 

Comentários

comentários

Você pode gostar...