Romaria Grande de São Torcato em Guimarães regressa em força

Nos próximos dias 1,2 e 3 de Julho celebram-se os 170 anos da Romaria Grande de São Torcato.

 

Depois de dois anos de interregno, a Romaria Grande de São Torcato regressa em força no primeiro fim de semana de julho, para assinalar a trasladação do Corpo do Santo, ocorrida a 4 de julho de 1852, do velho Mosteiro para o então Santuário e agora Basílica de São Torcato.

 
 

Na sexta-feira, 17 de junho, a Irmandade de São Torcato apresentou, na Casa da Memória, o programa daquelas que são uma das maiores festas populares no concelho de Guimarães.

O Juiz da Irmandade, Paulo Novais, destacou o “trabalho colaborativo” para o “regresso em grande força” da Romaria Grande. Foi referenciado ainda o trabalho desenvolvido no âmbito da inventariação da Romaria Grande, num processo que está em curso com a Casa da Memória de Guimarães.

 
 

O Vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, destacou a importância da Vila de São Torcato na preservação da cultura popular. “É simbólico celebrar os 170 anos da Romaria Grande São Torcato. Mais do que celebrar uma festa, é importante pela preservação da memória, pela preservação da tradição e por preservar o que nos une enquanto comunidade”, assinalou Paulo Lopes Silva.

O Presidente da Junta de Freguesia, Alberto Martins, vincou que a Romaria Grande “é uma grande manifestação de fé e da cultura popular”. A festa em honra de São Torcato conta com o programa extenso entre os dias 1 e 3 de julho, com Quim Barreiros como cabeça de cartaz. A novena em honra de São Torcato decorrerá entre os dias 25 de junho e 3 de julho.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...