Quantcast
 
 

Rovanperä fecha primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal na frente

Emoldurados por largos milhares de espetadores, os primeiros 121,25 km cronometrados do Vodafone Rally de Portugal mostraram que o vencedor do ano passado, Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo), é um forte candidato a novo triunfo. O jovem campeão do Mundo em título terminou o primeiro dia de prova com 10,8s de vantagem sobre Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), numa etapa que teve quatro líderes diferentes.

 
during the Rally Portugal 2023, 5th round of the 2023 WRC World Rally Championship, from May 11 to 14, 2023 in Porto, Portugal – Photo Paulo Pacheco / DPPI

A dupla da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet e Ott Tänak, bem como a dupla de pilotos Sordo e Rovanperä passaram pelo comando da prova durante as oito classificativas disputadas na região Centro, com o piloto da Toyota a assumir a liderança na segunda passagem por Góis (PE5), uma das suas três vitórias nas especiais de sexta-feira.

 
 

Com a dureza dos pisos a provocar uma acentuada degradação dos pneus, Sordo fez uma gestão quase perfeita dos seus Pirelli e aproveitou a posição de partida (sétimo na estrada) para se colocar na luta pela vitória. O seu companheiro de equipa, Thierry Neuville, está a 26s de Rovanperä, admitindo que não se sentiu confortável ao volante do Hyundai. Loubet está logo atrás do belga, no quarto lugar, com Esapekka Lappi a colocar o terceiro Hyundai entre o top 5, a 27,3s do líder.

Tänak chegou a mostrar ritmo para discutir o triunfo em Portugal, mas um furo obrigou o estónio a ceder 54s – e a liderança do rali – na segunda passagem pelos 12,03 km da Lousã (PE4). Pior desfecho teve o líder do Mundial, Elfyn Evans, que sofreu uma saída de estrada em Mortágua (PE7), que destruiu o seu Toyota. A marca japonesa também ficou sem Takamoto Katsuta durante a primeira etapa, devido a problemas elétricos no Yaris GR Rally1, embora o piloto nipónico possa regressar amanhã em Super Rally.

 
 

Depois de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, as estrelas do WRC rumaram à Figueira da Foz para uma espetacular Super Especial de 2,94 km com o Atlântico em fundo (ganha por Dani Sordo), que marcou o regresso daquela cidade ao Vodafone Rally de Portugal, 26 anos depois da última presença.

Solberg lidera o WRC2

 

Com um plantel de luxo no WRC2, o mais forte de sempre em Portugal, a prova dos Rally2 é comandada por Oliver Solberg (Skoda), que fez uma gestão perfeita dos pneus até à Figueira da Foz. O jovem sueco, filho do ex-campeão do Mundo Petter Solberg, tem 50,2s de vantagem para Gus Greensmith (Ford), depois de uma penalização de Yohan Rossel (Citroën) ter promovido o britânico ao segundo lugar. Outro dos favoritos, o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), foi um dos afetados pelos furos, estando nesta altura no quarto lugar, já a 1m41,1s de Solberg.

Armindo Araújo vence no CPR

 

A prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis terminou esta sexta-feira, com as nove especiais disputadas na região Centro. Kris Meeke (Hyundai) foi o primeiro líder da prova, mas desistiu ao início da tarde, com problemas de suspensão na PE4 (Lousã 2). Miguel Correia (Skoda) assumiu o comando, mas viria a atrasar-se na PE6 (Arganil 2), altura em que Armindo Araújo colocou o seu Skoda na frente da competição nacional. O piloto de Santo Tirso confirmou mesmo o triunfo na prova do CPR na Figueira da Foz, garantindo a primeira vitória do ano, dois meses depois do grave acidente que sofreu em Boticas.

during the Rally Portugal 2023, 5th round of the 2023 WRC World Rally Championship, from May 11 to 14, 2023 in Porto, Portugal – Photo Paulo Pacheco / DPPI

Miguel Correia foi o segundo classificado (a 13,9s de Armindo Araújo) e acumulou três pontos-extra, com a vitória na Powerstage em Mortágua. Este resultado permite ao piloto de Braga assumir o comando do CPR, por troca com Ricardo Teodósio (Hyundai), que desistiu em Góis 2 (PE5), com problemas de suspensão. Bernardo Sousa (Citroën) completou o pódio do CPR (o seu primeiro da época), a 54,9s de Armindo Araújo, com Pedro Almeida (Skoda) e Lucas Simões (Ford) a terminarem também entre os cinco primeiros.

 

Amanhã, os concorrentes rumam à região Norte para mais sete classificativas, numa etapa com 148,68 kms cronometrados.

WRC Vodafone Rally de Portugal – Classificação após PE8

1️. Rovanperä/Halttunen (Toyota), 1h22m27.7s

2️. Sordo/Carrera (Hyundai), a 10.8s

3️. Neuville/Wydaeghe (Hyundai), 26.0s

4️. Loubet/Gilsoul (M-Sport Ford), a 26.9s

5️. Lappi/Ferm (Hyundai), a 27.3s

Classificações online em rallydeportugal.pt

Programa

Sábado, 13 de maio

SS9 Vieira do Minho 1 (26,61 km) 07h35

SS10 Amarante 1 (37,24 km) 09h05

SS11 Felgueiras 1 (8,81 km) 10h35

SS12 Vieira do Minho 2 (26,61 km) 15h05

SS13 Amarante 2 (37,24 km) 16h35

SS14 Felgueiras 2 (8,81 km) 18h05

SS15 Lousada (3,36 km) 19h05

Comentários

comentários

Você pode gostar...