Serviços educativos levam leituras encenadas às escolas e recebem alunos no Castelo de Lanhoso e no CIMF

Decorreu ontem várias atividades direcionadas para os/as alunos/as do Ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do concelho da Póvoa de Lanhoso, implementadas pelos serviços educativos da Cultura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.

 

As atividades desenvolvidas adequam-se a cada ano letivo, respeitando o programa educativo e enriquecendo o curriculum dos/as alunos/as.

 
 

No caso do 1.º e 2.º anos, as técnicas dos serviços educativos deslocam-se a cada um dos estabelecimentos de ensino com a encenação de histórias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

Assim, aos alunos/as do 1.º ano foi apresentada a história “Corre, corre, cabacinha” de Alice Vieira, e aos/às alunos/as do 2.º ano, a história “Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos.

 
 

Os alunos do 3.º ano, por seu lado, visitam o Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF) onde vão ter oportunidade de conhecer mais de perto a história da Revolta da Maria da Fonte. A história da heroína povoense irá ser contada com fantoches, pretendendo-se que de uma forma descontraída, os/as alunos/as fiquem a conhecer melhor a história local.

Por seu lado, os/as alunos/as do 4.º ano visitaram a “Casa de D. Teresa”, pois é assim que se designa a atividade que decorre no Castelo de Lanhoso, onde as crianças podem assistir a um vídeo sobre a sua história e que vai de encontro ao conteúdo pedagógico da disciplina de Estudo do Meio. Desta atividade faz ainda parte a visita guiada por todo aquele espaço.

 

Para os/as alunos/as do ensino pré-escolar está também programada uma visita animada com o Mané que é a mascote do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, com a história do “Mané+Senhor Carvalho de Calvos-Amigos Improváveis”.

Depois de 2 anos de interrupção destes serviços devido às restrições da pandemia, é com grande alegria e entusiasmo que estas atividades são retomadas. É objetivo do executivo ampliar a sua abrangência, diversificando iniciativas, num processo que acompanha o desenvolvimento do próprio conceito de função educativa. Assim, nesta perspetiva, estas são as ações específicas dirigidas aos públicos escolares que procuram estimular a criatividade, literacia e conhecimento da história da Póvoa de Lanhoso.

 

Os Serviços Educativos apresentam-se como um recurso educativo, em articulação com os programas curriculares de cada ano de escolaridade e as atividades são levadas a efeito em estreita articulação com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Comentários

comentários

Você pode gostar...