Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe documentário “O meu Caminho”

No próximo dia 18 de novembro, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe Pedro Gil de Vasconcelos, realizador do filme “O meu Caminho”, que vai estar à conversa sobre os Caminhos de Santiago, partilhando as suas experiências e vivências, bem como todo o processo de realização do seu premiado documentário.

 
O Caminho

O encontro está marcado para as 21h00 e engloba a exibição do referido trabalho. O Caminho que Pedro Gil de Vasconcelos percorreu no ano de 2021 transformou-se e deu origem a este documentário sobre o troço da Geira e dos Arrieiros, o qual tem arrecadado diversos prémios, nomeadamente o de melhor documentário na secção Fé e Religião no Munich New Wave Short Film Festival.

 
 

“O meu Caminho” tem vencido outros prémios internacionais, como o Toronto Independent Film Festival of Cift; o Seoul International Short Film Festival e o Druk International Film Festival. Quanto a menções honrosas, destaca-se o Tokyo Internacional Short Film Festival e o Japan Internacional Film Festival. Esta produção está ainda selecionada para o Festival de Cinema do Butão.

Apesar de a Póvoa de Lanhoso não estar ligada à rede de Caminhos de Santiago, existem referências históricas que nos dão conta de que nomes como D. Henrique e D. Teresa (Condes do Condado Portucalense com ligação ao Castelo de Lanhoso) deslocaram-se em peregrinação para orar em frente ao túmulo do Apóstolo. Também Leon de Rosmithal, um peregrino que, no Séc. XV, percorreu vários países da Europa (“acompanhado por 40 pessoas e 52 cavalos”), descrevendo nas suas crónicas a sua peregrinação, passou pelo território hoje conhecido como Póvoa de Lanhoso em trânsito para Santiago de Compostela.

 
 

Os lugares são limitados. As reservas devem ser efetuadas para bilheteira.theatroclub@mun-planhoso.pt.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...