Quantcast
 
 

TREINO EM PERÍODO DE REGENERAÇÃO NA RCA

Treino de tiro táctico, após exercício de procedimentos de trauma pré-hospitalar em cenários tácticos (“Tatical Combat Casualty Care”, TCCC), de militares das Forças Armadas Portuguesas da 11ª Força Nacional Destacada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), em Agosto de 2022.

 
rca
Foto via Forças Armadas de Portugal

O militar na foto simula, junto a uma viatura 4×4 URO VAMTAC ST5 BN3, a prática de tiro em contingência após a aplicação de ligadura (com recurso a uma OLAES® “MODULAR BANDAGE” de 4 polegadas de largo com 3 metros de comprido, da Tac Med Solutions, EUA) sobre um ferimento, simulado, na sua mão esquerda. O militar português está armado com espingarda automática FN SCAR-L, em cal. 5,56x45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint® CompM4 e com “fore grip”.

 
 

Este treino insere-se num período de regeneração de prontidão, após 34 dias de operações no Sector Este do Teatro de Operações da RCA, ref. https://vmtv.sapo.pt/projeccao-de-forcas-na-rca/ , tendo regressado a 13 Agosto de 2022 a Camp M’Poko em Bangui. Além de componentes específicas de treino (algumas visando melhorar e evoluir face a situações enfrentadas no terreno), este período compreende a manutenção de viaturas e equipamentos.

Entre os dias 5 e 14 de Setembro de 2022, esta Força foi alvo de verificações formais de prontidão realizadas pelo Comando da Missão: “Inspecção de Prontidão Operacional” (“Operational Readiness Inspection”, ORI), semestral, e a “Avaliação de Prontidão Operacional” (“Operational Readiness Acessment”, ORA).

 
 

Estes militares estão enquadrados na 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA), constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA, “Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique”), comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, sendo composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND/RCA está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...