Vieira do Minho recebeu reunião de coordenação para preparação do combate aos incêndios rurais em 2026
O Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, recebeu recentemente uma reunião de trabalho destinada à apresentação e análise da estratégia, do dispositivo operacional e dos recursos previstos para o combate aos incêndios rurais no concelho de Vieira do Minho durante o ano de 2026.

O encontro contou com a presença da comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Celina Oliveira, do 2.º comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, João Paulo Miranda da Costa, do chefe do Núcleo de Investigação da GNR, comandante José Silva, da chefe do Núcleo de Coordenação Sub-Regional do Cávado e Ave do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Manuela Freitas, do Coordenador Municipal da Proteção Civil, Nuno Monteiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira.
Ao longo da reunião, as diferentes entidades apresentaram o trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito da prevenção e combate aos incêndios rurais, bem como as linhas estratégicas definidas para o próximo ano, reforçando a importância da articulação e da cooperação institucional, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
Durante a sessão, a comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave alertou para as dificuldades que poderão marcar a próxima época de incêndios rurais. Apesar de ter destacado o trabalho positivo desenvolvido pela Proteção Civil Municipal de Vieira do Minho, sobretudo na redução das áreas ardidas e do número de ignições registadas no concelho nos últimos cinco anos, sublinhou também que essa realidade pode representar um novo fator de risco.
Segundo explicou, o facto de determinadas áreas não terem ardido nos últimos anos significa que existe atualmente uma maior acumulação de combustível vegetal, aumentando assim o potencial de propagação de incêndios de grande dimensão.
Neste contexto, ficou definida a intenção de iniciar, já no final de 2026, novas diligências e ações de redução de risco no território do concelho, tendo em vista a preparação de 2027, nomeadamente através do reforço de ações de fogo controlado e de gestão de combustível florestal.
A reunião serviu, acima de tudo, para consolidar a coordenação entre as várias entidades envolvidas na prevenção e combate aos incêndios rurais, promovendo uma estratégia conjunta e integrada para enfrentar os desafios que se perspetivam nos próximos anos.


