Quantcast
 
 

Vila Verde consagra criatividade e inovação com amor na Gala Namorar Portugal

Numa “noite magnífica dedicada ao amor e aos Lenços de Namorados”, a Gala Namorar Portugal consagrou jovens talentos da moda com muita inovação inspirada num ícone identitário do concelho de Vila Verde. 

 
vila verde

“Foi uma verdadeira conjugação de talentos”, resumiu a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, num final emocionante que elegeu a proposta de Egídia Gomes como vencedora do XVIII Concurso Internacional de Criadores de Moda. 

 
 

Com apresentação de Maria Cerqueira Gomes, pelo palco da “noite de S. Valentim” passaram 73 coordenados assinados por concorrentes individuais e escolas de diferentes pontos do País e de Espanha. 

Ao som de música interpretada por FF, acompanhado pela orquestra Viv’Arte, desfilaram modelos como Kika, Cheyenne Felix, Ana Elisa e Edir, que exibiram ainda sugestões dos estilistas Anabela Baldaque, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas, Luís Carvalho e Nuno Gama. A noite teve ainda animação jovem cantor Daniel Fernandes. 

 
 

Vincando a “noite magnífica dedicada ao amor e aos Lenços de Namorados”, Júlia Fernandes agradeceu a participação de todos para a concretização de um evento que eleva as tradições, as bordadeiras e a identidade do concelho. 

“Foi uma verdadeira montra e mostra de talento. Ao fim de 18 edições do concurso de moda, é surpreendente tanta criatividade e inovação, com coordenados magníficos, inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados”, afirmou a presidente da Câmara. 

 

Júlia Fernandes destacou o impacto do evento na afirmação da marca Namorar Portugal, que assume um papel cada vez mais importante na dinamização do território e da economia no concelho. 

Inspirada “na força do amor” 

 

A Gala Namorar Portugal, que contou com a presença de representantes de diversas instituições e entidades da região, assim como dos parceiros e concorrentes na iniciativa, deu palco ao desfile 73 coordenados de moda com as mais diversas adaptações inspiradas nos motivos de Lenços de Namorados. 

O júri foi composto por Rui Effe (artista visual e professor no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), Maria José Abreu (diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil da Universidade do Minho) e pelos estilistas Natália Mil-Homens Pereira e Rafael Freitas. 

 

A qualidade das propostas apresentadas obrigou a um processo mais demorado para as decisões dos vencedores. A opção do primeiro prémio, assumido pelo Município de Vila Verde, acabou por eleger o coordenado número 8, de Egídia Gomes. 

Assumindo que a proposta foi inspirada “na força do amor, com que tem superado as dificuldades mais duras da vida”, Egídia Gomes – natural de Angola e a viver na Maia com dois filhos – não escondeu a emoção pela oportunidade de, “aos 34 anos e depois de superar um problema cancerígeno”, poder iniciar uma carreira naquela que foi a área de formação profissional e “uma paixão de sempre”. 

Em segundo lugar, o coordenado nº 56 do Centro de Formação e de Inovação Tecnológica – Inovinter (assinado por Adelina, Andreia, Fernando, Joana e Vânia) conquistou o Prémio ARF. 

O terceiro lugar foi para Cátia Rascão (com o coordenado nº 7), que conquistou o Prémio Associação Empresarial de Braga. 

Por votação do público presente na cerimónia, a Escola Profissional de Felgueiras (coordenado nº 66, dos autores Fábio, Inês, Marta, Eduardo e Miguel) venceu o prémio assumido pela IBG. 

A Escola Profissional Cenatex (coordenado 49) venceu o Prémio Jovem Revelação, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) 

O Prémio WOW-World Of Wine foi para Orlando Ventura (coordenado 28) e o Prémio Impacto Visual – FotoFelicidade para Ruben Costa da ESART (coordenador 72). 

Miguel Lezon (coordenado 27) recebeu o Prémio Delta Café. 

Nos 73 coordenados que desfilaram na Gala Namorar Portugal encontravam-se sugestões de uma escola e dois concorrentes individuais de Espanha, juntamente com um participante da Madeira e nove vilaverdenses. Das 14 instituições de ensino que apresentaram propostas fazem parte Lisbon School of Design, Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Casa Pia de Lisboa, Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Cerveira, CENATEX – Guimarães, Centro de Formação e Inovação Tecnológica de Braga e as escolas profissionais de Felgueiras, Vértice – Paços de Ferreira e Esprominho – Braga, as escolas secundárias de Vila Verde e Alberto Sampaio. 

Comentários

comentários

Você pode gostar...