Quantcast
 
 

´Viva o Bairro´ financia projectos que melhoram qualidade de vida dos cidadãos em Braga

Foram assinados no dia 28 de Dezembro, os protocolos relativos à primeira edição do ´Viva o Bairro´, uma iniciativa local de habitação, criada pela Bragahabit em parceria com o Município de Braga, que tem como objectivo intervir junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários.

 

Neste âmbito, serão financiados dez projectos de melhoria e/ou requalificação propostos por associações de moradores e outras entidades com intervenção local. O valor global alocado ao programa é de cerca de 170 mil euros, sendo que os projectos serão financiados a 100% até ao montante máximo de 20 mil euros.

 
 

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o ´Viva o Bairro´ potencia a interlocução entre os moradores e o universo municipal e a participação dos próprios na formulação das políticas municipais, o que se revela fundamental para estimular a cidadania activa e responsabilizar os cidadãos pelos destinos do território e das suas comunidades.

“Este envolvimento directo dos moradores é enriquecedor para o nosso trabalho e promove uma lógica de co-responsabilização pelos destinos das comunidades. Para além disso, com o seu contributo conseguimos ainda uma maior proximidade e entendimento daquilo que são as necessidades de cada zona da cidade”, disse, referindo também que as intervenções previstas neste programa ´vêm dignificar e dar melhor qualidade de vida aos bairros, ajudando a criar dinâmicas que fortalecem a comunidade´.

 
 

Os projectos financiados serão os seguintes: ‘O Ringue da Amizade’, da Associação Pegadas do Brincar (20 mil euros); ‘Da Rua para o Ringue’, da Associação Parretas Team (19.660 euros); ‘Sénior Feliz, Saudável e Seguro’, da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas (20 mil euros); ‘Viva às Andorinhas’, da Associação de Moradores das Andorinhas (20 mil euros); ‘Academia Tecl@rt’, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha (20 mil euros); ‘Festival Internacional de Ilusionismo’, da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso (20 mil euros); ‘Todos ao Forum’, da Associação de Moradores do Aldeamento Bracara Augusta (11.750 euros); ‘Cativar’, da Associação Juvenil ‘A Bogalha’ (17.388,86 euros); ‘Escola de Música e Cidadania Picoto’, da Agência do Bem/Fundação Bomfim (20 mil euros); e ‘Turma do Bairro’, da Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária (20 mil euros).

Recorde-se que o ‘Viva o Bairro’ tem como objectivo promover o desenvolvimento local, fomentando a cidadania activa, a capacidade de auto-organização e a procura colectiva de soluções, através da participação da população na melhoria das suas condições de vida.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...