10º aniversário da Startup Braga num ano de crescimento
A Startup Braga comemora o seu 10º aniversário num contexto de rápido desenvolvimento da sua comunidade empreendedora e dois meses depois de ser reconhecida como a 7ª incubadora mais inovadora da Europa, num ranking elaborado pelo Financial Times, Statista e Sifted. Criado em 2014, com o intuito de apoiar startups tecnológicas com ambição global, o hub de inovação da InvestBraga, vai celebrar no dia 7 de maio, a sua primeira década de existência, recordando o passado com os olhos postos no futuro.
O mês do décimo aniversário da Startup Braga é marcado por um conjunto de iniciativas que visam promover o ecossistema empresarial nacional e reafirmar a missão que o hub assumiu há 10 anos. Durante esta década de atividade, a Startup Braga apoiou, através dos seus programas, mais de 200 startups nas áreas da nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias para a saúde, economia digital e sustentabilidade, que permitiram a criação de mais de 2000 postos de trabalho.
O lançamento da sétima edição do curso breve promovido pela Startup Braga e pela InvestBraga em parceria com a UMinho, School of CEOs – Sharp Training for First-Time CEOs está, também, marcado para a tarde do dia de aniversário do hub. Este curso lecionado em formato presencial assume-se com um mini MBA e consta da lista dos melhores dois cursos de liderança a nível nacional, ocupando a 33ª posição no Eduniversal Ranking 2022 – Europa Ocidental.
Neste dia será, ainda, apresentada uma visão geral dos testemunhos recolhidos para uma série de 10 vídeos e 10 podcasts comemorativos. Esta iniciativa tem como principal objetivo destacar alguns dos momentos e intervenientes mais relevantes da história da Startup Braga e dará o mote a uma retrospetiva dos 10 anos de inovação e empreendedorismo que se comemoram.
Startup Braga no 7º lugar no “Europe’s Leading Start-up Hubs Ranking”
Ao longo dos anos, o hub tem dinamizado inúmeros programas de capacitação de empreendedores, bem como pré-aceleração, aceleração e incubação de startups, que impactaram positivamente os projetos, sendo que estes registam hoje uma taxa de sobrevivência de 75%. O reconhecimento europeu, por isso, vem reafirmar a ampla credibilidade da Startup Braga, junto dos seus parceiros, que reconhecem nas startups da comunidade da Startup Braga uma destacada capacidade de inovação.
Apresentação pública final das equipas do 9º Programa de Aceleração
O Demo Day da nona edição do programa de aceleração da Startup Braga terá lugar no Forum Braga no dia 23 de maio, integrado na Semana de Economia de Braga e será um momento de partilha e discussão sobre o passado e futuro da inovação em Braga e no mundo. Este programa, ainda a decorrer, já proporcionou mais 100 horas de formação e, simultaneamente, foram potenciadas inúmeras reuniões entre as startups, investidores, mentores e parceiros da sua rede.
Esta apresentação pública final vai acontecer na mesma semana que a ExpoBiotec – Semana da Biotecnologia de Braga, integrada também na Semana de Economia de Braga, entre os dias 20 e 25 de maio. Esta semana, como vem sendo habitual, pretende consolidar a simbiose entre a academia e o mundo empresarial e industrial, dando ênfase às atividades de investigação do Centro de Engenharia Biológica. Nesta semana vai fomentar-se a interação dos estudantes bracarenses com a Sociedade, através de uma mostra de iniciativas de biotecnologia, bioengenharia e engenharia química.
Note-se que, depois de 10 anos de atividade, a Startup Braga conta ao todo, com uma comunidade de cerca de 250 startups que já captaram cerca de 450 milhões de euros em investimento.
A Startup Braga é o hub de inovação da InvestBraga e tem a sua sede no gnration, edifício histórico no centro da cidade Braga. Pode consultar-se mais informações sobre a atuação da Startup Braga em: https://www.startupbraga.com/