16ª Edição do Dia da Defesa Nacional no RC6
A partir de 09 janeiro e até ao dia 03 de abril, o Regimento de Cavalaria Nº 6 recebe, no seu Centro de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, os jovens cidadãos nascidos em 2001 oriundos de todos os municípios do distrito de Braga e de três municípios do distrito de Viana do Castelo. Nesta 1ª Fase cumprirão o seu dever militar um total de 8936 cidadãos.
A comparência ao DDN é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade.
O Dia da Defesa Nacional decorre nos 27 Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.
Durante a parte da manhã do dia, é desenvolvido um conjunto de atividades destinadas a alertar os jovens para a importância da Defesa Nacional, as missões essenciais das Forças Armadas Portuguesas, a sua organização e os recursos que lhe estão afetos, bem como as formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efetivo.
Na parte da tarde, são apresentadas palestras que visam informar sobre outros parceiros no esforço da Defesa Nacional, nomeadamente a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). As palestras visam fundamentalmente a apresentação da sua missão, estrutura organizacional e a sua contribuição para a Defesa Nacional. No caso especifico do SICAD, o objetivo é promover a redução do consumo de substâncias psicoativas, a prevenção dos comportamentos aditivos e a diminuição das dependências com o intuito de sensibilizar os jovens para esta temática, que pode, de alguma forma, influenciar a sua conduta.
No final do Dia da Defesa Nacional os jovens cidadãos assistem à Cerimónia do Arrear da Bandeira Nacional junto á Porta de Armas do Regimento.