18ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo: Evento destacou colaboração internacional e diplomacia humanitária
A 18ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM) concluiu as suas atividades esta quinta-feira, 16 de maio, marcando um evento significativo para a cidade de Braga. Realizada no Forum Braga, a sessão contou com a participação de 250 delegados de mais de 20 países, incluindo parlamentares, representantes de organizações internacionais, académicos e membros do setor privado, tendo sido a sessão mais participada até ao momento.
A sessão foi oficialmente inaugurada pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que sublinhou a importância de discutir questões cruciais para as regiões Euro-Mediterrânica e do Golfo. Entre os temas abordados estiveram os desenvolvimentos políticos e de segurança, mudanças climáticas, transição energética, cenários econômicos e os desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial e digitalização.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a capacidade de Braga em atrair eventos internacionais e promover o diálogo global. O edil enfatizou a importância da cooperação entre os estados mediterrânicos para fomentar a paz, prosperidade e qualidade de vida.
Durante a sessão, foi realizada a eleição da futura equipa que assumirá a Presidência do Fórum das Mulheres Parlamentares para o mandato 2024-2026. A nova liderança será composta por uma presidente do grupo geopolítico do Sul e duas vice-presidentes do grupo geopolítico do Norte.
À margem da sessão plenária, ocorreu a 52ª Reunião Estatutária do Bureau e a reunião e visita do Fórum das Mulheres Parlamentares da APM em Matosinhos, no dia 14 de maio.
O evento reforçou a posição de Braga como um centro crucial para o diálogo internacional e a colaboração regional, contribuindo para a definição de objetivos estratégicos que visam melhorar o contexto político, social, econômico e cultural da região Euro-Mediterrânica e do Golfo.
Durante o evento, a Ministra de Estado para a Cooperação Internacional do Qatar, Lolwah bint Rashid Al Khater, recebeu o prestigiado prémio “Champion of Humanitarian Diplomacy”. A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente da APM, Enaam Mayara, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O prémio destacou os esforços do Qatar em mediação humanitária e diplomática, especialmente no apoio a países em crise, incluindo os recentes terremotos na Turquia e na Síria, bem como as crises em Gaza, Afeganistão e Sudão.
Anualmente, a APM reconhece indivíduos e organizações que contribuem significativamente para a paz e prosperidade global através de esforços políticos, sociais, económicos e humanitários. A escolha da ministra Lolwah bint Rashid Al Khater reflete o reconhecimento internacional pelo papel proeminente do Qatar na diplomacia humanitária.
O prémio “Champion of Humanitarian Diplomacy” é concedido a indivíduos e organizações que fazem esforços excecionais para promover desenvolvimentos políticos, sociais, econômicos e humanitários, visando a melhoria da paz e prosperidade global.
A 18ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM) encerrou com as palavras da secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Inês Lopes Domingos, que assinalou o papel crucial dos Parlamentos para fazer face às necessidades de segurança e estabilidade, à dupla transição ecológica e digital, realçando a importância da liderança das mulheres.