39ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

A 39ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos abre portas na sexta-feira, dia 29 de julho, a partir das 18 horas, e prolonga-se até 7 de agosto, no Parque da Cidade.

 

Reunindo, de norte a sul do país, em Barcelos – Cidade Criativa da UNESCO e Capital do Artesanato – cerca de cento e trinta expositores, dos quais perto de uma centena são artesãos, a edição da Mostra 2022 dará a conhecer aos visitantes as riquezas da arte popular portuguesa, numa iniciativa da autarquia barcelense e da EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura.

 
 

No lançamento do certame, o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, destaca que “a edição deste ano da Mostra pretende valorizar os produtos da terra e o trabalho dos artesãos barcelenses, pois mais que artistas da atualidade, cada artesão é um repositório da memória comum e de um saber-fazer muito nosso”. Nesse sentido, o autarca diz que esta é “mais uma excelente oportunidade de valorizar os artesãos enquanto artistas de excelência, protagonistas na defesa, preservação e valorização da identidade social e cultural de Barcelos”.

A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é uma verdadeira montra viva das artes e ofícios portugueses. Desde o trabalhar o barro – olaria e figurado -, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia, estes são alguns dos exemplos da atividade artesanal que poderá ser apreciada no decorrer do certame.

 
 

Programa de animação: concertos de Gisela João, Sons do Minho e Miguel Araújo
Além da Mostra propriamente dita, esta iniciativa conta com um vastíssimo e diversificado programa de animação. Desde logo, um dia após a abertura, sábado dia 30 de julho, uma grande artista da terra, Gisela João, faz as honras da casa, num concerto há muito ansiado pelos seus milhares de fãs. Entretanto, a meio da semana, (4 agosto, quinta-feira) o grupo Sons do Minho fará a animação dessa noite, num espetáculo que promete mobilizar todos os que gostam da música popular da região. Finalmente, na sexta (dia 5) é a vez do inconfundível Miguel Araújo subir ao palco principal da Mostra para um concerto que não vai deixar ninguém indiferente.
Folclore, gastronomia e …. mãos ao barro
Com a Mostra a estar aberta todos os dias da semana (segunda a sexta-feira, das 18h às 24 horas, e aos fins de semana, das 16h às 24 horas), a organização do evento preparou um programa de atividades que possibilita a ocupação do tempo de estada no recinto da melhor maneira. Assim, todos os dias pode jantar ou simplesmente petiscar nas tasquinhas de comida regional no recinto da Praça de alimentação, assistir e participar nas arruadas de folclore, meter as mãos no barro nos workshops criativos, ou simplesmente fazer compras nos stands dos artesãos ou no mercado dedicado à gastronomia e vinhos.
Gala de homenagem aos artesãos encerra o certame
A 39ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos reservou para o dia de encerramento – domingo, 7 de agosto, às 22 horas, um dos momentos mais emblemáticos do certame: a realização da “Gala do Artesanato”, iniciativa que pretende homenagear os artesãos barcelenses, sendo atribuídos os prémios “Inovação”, “Revelação Artesanato Contemporâneo”, “Revelação Artesanato Tradicional”, “Prémio Carreira”, e melhor “Stand da Mostra”.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...