Quantcast
 
 

“Fundação BIAL – 25 anos”

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga, acolhe esta segunda-feira, dia 21, às 12h00, a inauguração da exposição “Fundação BIAL – 25 anos”, que mostra a história desta entidade e a sua importância na investigação médica e científica em Portugal e no mundo.

 

A cerimónia conta com o curador da exposição, Daniel Bessa, e o presidente da Escola de Medicina, Nuno Sousa. A mostra vai ficar patente no átrio daquela Escola até 31 de outubro, continuando depois a percorrer até final de 2020 vários locais de Norte a Sul do país, em particular as faculdades de Medicina e algumas instituições europeias e dos EUA.

 
 

A Fundação BIAL é considerada a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas. As suas três áreas de atuação incluem os simpósios “Aquém e Além do Cérebro”, os concursos de apoios financeiros e projetos científicos e a atribuição de prémios.

No global, foram financiados por esta fundação 692 trabalhos, envolvendo 1500 investigadores de 25 países, sobretudo do Reino Unido, Portugal e EUA. O Prémio BIAL de Medicina Clínica já teve 672 candidaturas de 1700 médicos e cientistas de 20 países, tendo sido distinguidos 102 estudos sobre doenças cardiovasculares, reumáticas, diabetes, cancro e Alzheimer, entre outras.

 
 

Em 2018 nasceu também o prémio internacional BIAL Award in Biomedicine. “Quando decidimos criar a Fundação, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, decidimos fazer diferente”, disse o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...