Quantcast
 
 

Póvoa de Lanhoso estuda hábitos de leitura da população

“O Próximo Livro” é como se designa a atividade que o Município da Póvoa de Lanhoso vai iniciar ainda durante o mês de julho no âmbito da elaboração do Plano Local de Leitura, resultante da assinatura de um acordo de parceria entre o Município Povoense e o  PNL2027.

 
Maria da Fonte

Funcionando de forma itinerante, o projeto vai decorrer em colaboração com as Freguesias e Uniões de Freguesias da Póvoa de Lanhoso. Colaboradoras do Município irão percorrer o concelho com o objetivo de, por um lado, descentralizar o diagnóstico dos hábitos de leitura da população em idade ativa e de pessoas com mais de 65 anos pela aplicação direta de questionários e entrevistas e, por outro lado, promover o livro e a leitura, proporcionando a possibilidade de todas as pessoas, de qualquer idade e de cada agregado familiar, se inscreverem como leitores/as da Biblioteca Municipal (caso ainda não o sejam) e requisitarem um livro, que será entregue e recolhido no domicílio pela equipa afeta a esta atividade, evitando a necessidade de deslocações.

 
 

A atividade terá início nas freguesias do Baixo Concelho, nomeadamente, em Águas Santas e Moure durante o mês de julho.

Os tempos de pandemia que vivemos obrigaram a uma adaptação do quotidiano que passou por um período de confinamento ao qual se está a seguir um lento processo de flexibilização das medidas. Existe a consciência de que a retoma da normalidade se está a processar paulatinamente por tempo indeterminado. Muitos adultos estão ainda em casa, em regime de lay-off ou prestando apoio aos filhos menores. A maior parte das nossas crianças e jovens encontra-se em período de férias letivas. Para com os idosos, por serem grupo de risco, é pedida ainda maior atenção e cuidado. A atividade de respostas de inclusão e de combate ao isolamento, como os Centros de Dia e os Centros de Convívio, está, por enquanto, suspensa.

 
 

Não existem já quaisquer dúvidas que uma das principais medidas de proteção contra a propagação do contágio por coronavírus é o distanciamento físico que nos continuará a obrigar a passar mais tempo connosco, inclusivamente durante o período de férias.

Ora, uma das melhores formas de ocupar o tempo livre é a leitura, que aporta benefícios cientificamente comprovados: desperta a inteligência; alarga o vocabulário e aumenta as habilidades de escrita; estimula o cérebro (fortalecendo a concentração); combate a perda das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento natural (como a memória, o raciocínio ou a perceção); atua como fator preventivo de doenças degenerativas como a demência de Alzheimer; reduz o stress; melhora o sono; promove a saúde mental e a empatia; aumenta o conhecimento geral; e constitui uma excelente alternativa de entretenimento. Desta forma, a promoção da leitura é um elemento catalisador do fortalecimento do bem-estar dos/as cidadãos povoenses no contexto da atual crise pandémica.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não