Administração da vacina da gripe nas farmácias para vimaranenses com mais de 65 anos
Em Guimarães, 31 farmácias aderiram ao programa “Emergência abem: COVID-19”, que visa a administração das vacinas contra a gripe à população com idade igual ou superior a 65 anos, aliviando desta forma o fluxo de pacientes nos Centros de Saúde. Os custos da administração da vacina são assumidos pela Câmara Municipal e a Associação Dignitude, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”. Os beneficiários têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas neste programa e para este efeito apenas têm de ser identificados pelo número do utente do SNS.
![Castelo](https://www.vieiradominho.tv/wp-content/uploads/2020/10/castelo-guimaraes-700x366.jpg)
A sessão de assinatura de protocolo decorreu esta quarta-feira, 21 de outubro, no Salão Nobre do Município de Guimarães, com as presenças do presidente da autarquia, Domingos Bragança, pela Embaixadora da Dignitude, Maria de Belém Roseira, e pelo presidente da delegação norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria.
Domingos Bragança destacou que “os profissionais de saúde estão sob uma imensa pressão por causa desta pandemia e é fundamental esta união de esforços para ultrapassar as dificuldades”. O Presidente da Câmara de Guimarães lembrou, como exemplo, a adesão ao “Programa Abem”, que garante à população mais carenciada do concelho o acesso aos medicamentos devidamente prescritos, englobando já cerca de um milhar de munícipes vimaranenses.
Maria de Belém Roseira, Embaixadora da Associação Dignitude, evidenciou o “exercício de inteligência colaborativo”, enaltecendo a “preocupação de Guimarães em criar soluções para os problemas” num exemplo a seguir por outros municípios. “É fundamental este trabalho de articulação no sentido de cada entidade fazer aquilo que lhe compete. Este processo ajuda a evitar a concentração de muitas pessoas nos centros de saúde ao permitir dispersar pelas farmácias, num esforço e salvaguarda da saúde pública”, salientou Maria de Belém
![Guimaraes](https://www.vieiradominho.tv/wp-content/uploads/2020/10/guimaraes-domingos-braganca-700x467.jpg)
“É um momento importante, num período delicado, que visa chegar às pessoas em colaboração com as farmácias”, assinalou Francisco Faria, em representação da Associação Nacional de Farmácias. “A assinatura deste protocolo é um momento que fica registado e que terá impacto na vida das pessoas, resultado de um trabalho de colaboração em prol da população”, referiu ainda Francisco Faria.
As farmácias de Guimarães aderentes são as seguintes: Amorim; Avenida; Azurém; Castilho; Barbosa; Carlota; Da Praça; de Briteiros; de Gondar; Dias Machado; do Parque; Faria; Hórus; Martins Fernandes; Paula Martins; Pereira da Silva; Lobo; Luísa Vasconcelos; Monteiro; Nobel; Nunes de Sá; Pereira; Polvoreira; Ronfe; Santo António; S. João de Ponte; São Torcato; Silvério; Vieira de Castro; Vieira e Brito e Vitória.