Incendio num apartamento, em Braga, obriga a evacuar prédio de 7 andares
Um incêndio num apartamento, na rua Fonte do Mundo em São Vicente, obriga a evacuar prédio com sete andares e provoca três feridos, hoje de madrugada na cidade de Braga.
Segundo apurou o Diário do Minho, o alerta foi dados às 2h36, quando as chamas irromperam de um apartamento no rés do chão no prédio “45”.
De imediato os Bombeiros Sapadores de Braga (BSB) e os Bombeiros Voluntários de Braga se dirigiram para o locara e depararam-se com uma cortina de fumo que “invadiu” as escadas do prédio, encurralando dezenas de moradores.
«As pessoas estavam nas varandas a pedir ajuda, mas de forma calma e sem pânicos», disse o comandante das operações de socorro (COS), o chefe dos BSB, António Teixeira.
O teatro de operações foi mesmo reforçado com as corporações dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e Bombeiros Voluntários Famalicenses, num total de 27 operacionais. A evacuação do prédio – cerca de 30 pessoas – começou a ser feita via auto-escadas.
Com a desenfumagem dos espaços comuns do prédio, maioria das pessoas acabaria por sair pela vão das escadas do prédio.
Num briefing, António Teixeira informou o Diário do Minho que havia a registar «três feridos por inalação de fumo», que após apoio diferenciado do INEM, através da VMER de Braga, foram encaminhados para o Hospital de Braga.
«Por precaução», disse mesmo o COS.
Algumas pessoas acabaram por ser realojadas em vizinhos e familiares face aos fumos presentes nos apartamentos.
Os serviços municipais de proteção civil da Câmara de Braga estiveram no local para dar apoios aos moradores, assim como a PSP de Braga que ainda apura as circunstâncias em que ocorreu a ignição das chamas.
Uma família, mãe e filho, teve mesmo que ser realojada numa unidade hoteleira da cidade.
Diário do Minho/Nuno Cerqueira