Quantcast
 
 

VIZELA PROANIMAL – Balanço de 2020 resultou em 230 adoções, 380 vacinas e 930 animais chipados

Resultado da campanha de incentivo à adoção, integrante no programa Vizela ProAnimal, a Câmara Municipal registou 230 adoções em 2020, tendo acolhido cerca de 350 animais.

 
adopção

De realçar que a adoção dos animais albergados no Centro de Recolha Oficial de Vizela beneficia de uma campanha promovida pela Autarquia, gratuita e ilimitada no tempo, de oferta de microchip, registo, vacina da raiva e esterilização.

 
 

Também fruto das Campanhas Municipais de Esterilização Solidária (Gratuita) e de Reembolso, a Câmara Municipal de Vizela esterilizou, no ano passado cerca de 400 animais.

De destacar ainda, que em 2020, resultado da alteração do calendário de Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica de Animais, com aumento da periodicidade de deslocação a todas as freguesias do Município e que, em 2020, assumiu um carácter gratuito, a Câmara Municipal chipou de 930 animais e vacinou cerca de 380.

 
 

Desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal entregou uma maior atenção à área veterinária municipal, em especial a vertente dos animais de companhia, cuja ação tem importância fulcral naquela que é, atualmente, a situação preocupante relativa à preservação do bem-estar animal.

Assim, a Autarquia criou o programa Vizela ProAnimal, um plano estratégico integrado direcionado exclusivamente para os animais de companhia, que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

 

No intuito de cumprir 3 grandes objetivos (reduzir o número de animais errantes, promover o bem estar animal e promover a cidadania), implementaram-se uma série de medidas, das quais se destacam: a compra de medicamentos e alimentos; a criação de uma equipa de recolha de animais errantes; a recuperação de uma viatura e aquisição da Viatura de Apoio Animal; a aquisição de meios de captura; a construção de um abrigo provisório e construção de Canil e Gatil Municipal; a contratação de um Veterinário; a aposta em campanhas e ações de sensibilização municipal animal; a implementação de uma campanha, gratuita e ilimitada no tempo, de adoção dos animais albergados com oferta de microchip, registo, vacina da raiva e esterilização; a instalação de Eco Dogs; a alteração do calendário de Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de animais, com aumento da periodicidade de deslocação a todas as freguesias do município e que, em 2020, assumiu carácter gratuito; as Campanhas Municipais de Esterilização Solidária (Gratuita) e de Reembolso; o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) de gatos de colónias de rua.

Assim, e depois de ter construído um abrigo provisório no início do mandato, a Câmara Municipal inaugurou, em janeiro deste ano, o novo CRO (Centro de Recolha Oficial) de Vizela, um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA, e que teve uma comparticipação estatal de 50.000,00€, num total de capacidade de cerca de 160 animais, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município.

 

Assim, com estes números fica comprovado que, desde que este Executivo tomou posse, entregou uma maior atenção a esta matéria, que é, sem dúvida, uma área de importância preponderante no desenvolvimento e crescimento humanitário do concelho de Vizela.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...