Onda de solidariedade junta mais de 30 toneladas de bens para vítimas do incêndio de Pedrógão Grande
Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro lideraram uma ação de campanha solidária a favor das populações afectadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, envolvendo as instituições do concelho e também da região vizinha espanhola da Galiza.
Foram recolhidas mais de 30 toneladas em material diverso, como roupas, alimentos e também rações para animais, conforme balanço apresentado pelo presidente da direção dos Bombeiros de Terras de Bouro, Manuel Tibo.
Ao longo das últimas duas semanas foram recolhidas as dádivas, que foram organizadas separadas e acondicionadas no quartel dos Bombeiros para agora poderem ser transportadas para a zona de Pedrógão Grande, através da empresa TransRendufense, que se associou à iniciativa e ofereceu o transporte.
“Foi um trabalho árduo e intenso, de grande dedicação de muitos voluntários e instituições, e que resultou num grande sucesso. É estimulante e gratificante ter sentido esta onda sincera de solidariedade”, refere Manuel Tibo, no balanço da iniciativa.
Roupa, calçado, artigos para o lar, água, bens alimentares e rações para animais, entre outros, fazem parte da carga reunida e que está a ser entregue em Castanheira de Pêra, ficando a distribuição a cargo da organização não-governamental Médicos do Mundo.
Nesta ação de solidariedade estiveram envolvidos o Município de Terras de Bouro e as juntas de Freguesia do concelho, a par de associações como TerrasTTBouro, Núcleo Rio Homem, Deburicis, Moto Clube do Gerês, Talho ‘Gonçalves e Dias’ e os armazéns Antunes e do Paço. A este movimento esteve igualmente associada a população do concelho espanhol de Lobios.
Manuel Tibo faz questão de enaltecer o empenho e o apoio vindo das mais diferentes origens: “Enquanto presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários, expresso o meu agradecimento a todas e a todos os quanto se envolveram nesta iniciativa que fizeram com que fosse possível ajudar, as vitimas dos incêndios na zona centro do País. Sublinho uma palavra especial de agradecimento aos bombeiros e a dezenas de pessoas que trabalharam nesta campanha, assim como ao trabalho incansável do João Martins e dos seus voluntários da Associação TerrasTTBouro”.