Faleceu Neno, antigo guarda-redes do Benfica e do V.Guimarães
O Vitória de Guimarães comunicou, ao início da madrugada de sexta-feira, o falecimento de Neno, antigo guarda-redes do clube vimaranense e do Benfica e antigo internacional português.
“É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o Vitória Sport Clube informa sobre o falecimento de Neno, histórica figura do clube e da cidade, que nos deixou na noite desta quinta-feira, aos 59 anos”, informou o V.Guimarães em nota publicada no seu site oficial.
Os vimaranenses recordam o ex-jogador como “carismático, afável e sempre disponível, sendo mais do que uma figura do Vitória, “mas um ícone da cidade, conhecido por todos e que para todos tinham um gesto amigo e um sorriso verdadeiro”.
“Nesta hora que é de luto, cumpre recordar e honrar o nosso Adelino Barros. O Vitória prestará no momento próprio mais informações sobre as cerimónias fúnebres”, termina o clube.
Nascido a 27 de janeiro de 1962, em Cabo Verde, Neno fez a sua formação no Barreirense, de onde seguiu para o Benfica, em 1983. Teve uma primeira passagem Vitória de Guimarães, por empréstimo, antes de se estrear pelas “águias”.
Representou o Benfica entre 1985 e 1987, onde conquistou um campeonato e duas Taças de Portugal. Rumou depois ao Vitória de Setúbal (1987/88), antes de voltar a Guimarães por duas épocas (1988/89, 1989/90).
Em 1990 regressou à Luz, dando início a uma série de quatro épocas de águia ao peito, onde conquistou mais dois campeonatos e mais uma Taça de Portugal.
1995 marcou o seu regresso ao Vitória de Guimarães, clube ao qual ficaria ligado até ao final da sua carreira de jogador, em 1998/99. Permaneceu no clube vimaranense, mas com outras funções: primeiro como treinador de guarda-redes, depois como dirigente.
Além dos clubes, Neno representou ainda a Seleção Nacional em nove ocasiões, entre 1989 e 1996.
Sapo Desporto