Procissões vão ser retomadas em Portugal
As procissões e outras celebrações religiosas, que estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19, vão ser retomadas.
A notícia foi partilhada pela Arquidiocese de Braga, informando que a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou o regresso das procissões, mas também das exéquias cristãs, a catequese e todas as atividades pastorais.
O padre Manuel Barbosa, porta-voz da CEP, explicou, após a reunião do Conselho Permanente, que é recomendado que “sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras actividades pastorais, como a catequese e outros encontros”, e afirmou que as celebrações vão continuar a ser realizadas “com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento”.
Só haverá novas regras para as celebrações comunitárias e actividades pastorais a partir da reunião de Conselho Permanente de Outubro e da Assembleia Plenária de Novembro. Essas regras vão ser elaboradas “de acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde”.
A Direcção-Geral da Saúde actualizou em Agosto a orientação para os locais de culto e religiosos, reduzindo o distanciamento exigido para 1,5 metros.
O padre Manuel Barbosa destaca que “nunca houve surtos” em celebrações religiosas e sublinhou a importância de atender sempre às “situações locais” para a implementação destas orientações gerais, num momento em que começa a haver “algum alívio” na vida social.