Ondamarela transforma em música as vivências e história da comunidade do Vale do Este em Famalicão
Mais de uma centena de cidadãos das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Jesufrei, Lemenhe, Mouquim, Nine e Sezures partilharam as suas vivências, hábitos, tradições, assim como as suas competências na área da música, para desenvolver, juntamente com a entidade artística Ondamarela, um concerto de comunidade que irá acontecer no próximo dia 21 de novembro, pelas 18h00, no Salão Paroquial de Mouquim, concelho de Vila Nova de Famalicão.
O projeto musical, inserido no programa Há Cultura | Cultura Para Todos, desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, partiu de um trabalho de criação colaborativa, iniciado em 29 de setembro com sessões exploratórias que envolveram mais de uma centena de cidadãos das freguesias, nas quais a comunidade partilhou rituais, histórias, vivências e outros elementos materiais e imateriais do território.
“Pelo trabalho que tenho acompanhado, estou certo que será um espetáculo cultural descentralizado com grande envolvência e qualidade”, refere Jorge Amaral, presidente da União de Freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures, e atual presidente da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) do Vale do Este.
“Sentimos que o nosso trabalho é o de dar relevo às pessoas” comenta Ricardo Baptista, diretor artístico da Ondamarela. “Estamos muito contentes por poder fazer isto (…) criar objetos artísticos com a comunidade”. Relativamente ao processo de trabalho, que segue uma linha criativa baseada no improviso e nos talentos individuais de cada participante, Ricardo Baptista refere que “se estiveres realmente a trabalhar a partir daquilo que as pessoas querem dizer, têm para dizer do som que fazem, das palavras, dos protestos, daquilo que querem fazer, obténs resultados incríveis”.
“Estou muito expectante com o resultado final (…) vai ser muito bom, de certeza” diz, sorridente, a jovem Andreia Pinho, de Mouquim. “O facto de conseguirmos reunir os mais novos e os mais velhos, e todos juntos fazermos algo em conjunto na comunidade, algo que nunca tínhamos feito, é uma mais-valia para todos nós”.
“Eu gosto de participar nestes atos, porque conheço mais pessoas e ganho conhecimento” refere Alberto Freitas, de Nine. “É de louvar este evento (…) vamos apresentar ao público temas das sete freguesias do Vale do Este”, comenta. Relativamente á qualidade musical e ao talento dos participantes, o octogenário não tem dúvidas: “o nosso concelho está bem servido de música”.
Recorde-se que a Ondamarela é uma entidade dedicada ao desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos inspirados nas pessoas e nos lugares, tendo sido galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual. Em 2019, numa parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, a Ondamarela efetuou a direção artística do projeto «Aldeias em Festa», igualmente integrado na medida «Cultura para Todos», como ação piloto. Através de sessões exploratórias com comunidades das freguesias de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais, construiu um espetáculo com meia centena de participantes, apresentado a 22 de setembro de 2019 no auditório da Fundação Castro Alves, em Bairro.
«Concerto de Comunidade» é uma ação artística desenvolvida pela Ondamarela, em parceria com a comunidade do Vale do Este, que se insere no projeto «Há Cultura | Cultura para Todos», promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).