Famalicão lança projeto para reunir famílias com crianças e jovens portadores de necessidades especiais
Aproximar os pais e familiares de crianças e jovens portadores de necessidades especiais, promovendo a partilha de experências e dúvidas, mas também de estratégias e metodologias são os objetivos do novo projeto do Centro de Recursos Educativos de Famalicão, o InterAGE!.
A iniciativa que arrancou na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, surge da necessidade das famílias com filhos portadores de alguma condição de saúde específica interagirem com outras famílias com a mesma realidade com o objetivo de partilharem dúvidas, estratégias e metodologias eficazes perante os desafios a que estão sujeitos diariamente.
A primeira sessão foi dedicada ao autismo, colocando à conversa pais com filhos com perturbação do espectro do autismo, com o tema: O meu filho tem autismo. E agora? Os pais presentes foram muito participativos e interventivos, saindo deste encontro com um elevado grau de satisfação. Sentiram ainda, um sentido de pertença onde “todos falam a mesma língua” podendo desta feita, tirar dúvidas sobre aquilo que mais os inquieta e perspetivarem de uma forma mais tranquila um futuro mais securizante. O balanço foi de tal forma positivo que ficou estabelecido que estes encontros passarão agora a quinzenais. No final de cada iniciativa será lançado um tema para abordar na seguinte. O tema do autismo reuniu cinco famílias, mas o objetivo é chegar a muitas mais.
O projeto InterAGE! Está, neste momento, a identificar famílias com filhos portadores de síndromes raras em Vila Nova de Famalicão para se reunirem numa sessão que será dedicada à temática “O meu filho tem uma síndrome rara! E agora?”