Miguel Sopas Bandeira assume presidência do Conselho Cultural da UMinho
Miguel Sopas Bandeira, professor doutorado e ex-presidente do Instituto de Ciências Sociais, vai ser o novo presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho, sucedendo no cargo a Helena Sousa que tomou posse em outubro de 2019. A tomada de posse decorre esta sexta-feira, dia 11 de março, pelas 15h30, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga. O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o novo presidente do Conselho Cultural irão intervir na sessão.
Miguel Sopas de Melo Bandeira é atualmente professor doutorado no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, instituto do qual foi presidente entre 2010 e 2013 e vice-presidente entre 2003 e 2010. É doutor em Geografia Humana pela UMinho (2002), mestre em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra (1993) e licenciado em Geografia pela Universidade do Porto (1982). Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho, Miguel Bandeira tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e reflexão nas áreas dos estudos e planeamento urbano, estudos culturais/história, património cultural e natural.
À margem do plano académico foi, de 1991 a 2013, presidente e dirigente da ASPA – Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural. Mais recentemente, entre 2013 e 2021, foi vereador municipal na Câmara Municipal de Braga com os pelouros da regeneração urbana, mobilidade, património, ligação às universidades, urbanismo e planeamento urbano, assim como presidente do Conselho de Administração dos Transportes Urbanos de Braga. Foi ainda membro representante dos corpos diretivos e sociais da BragaHabit, Theatro Circo, Associação “Quadrilátero Urbano”, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Centro de Estudos Lusíadas da UMinho. É ainda presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta.
O Conselho Cultural é o órgão colegial de consulta do Reitor e do Conselho Geral em questões de política cultural da Universidade. Tem como competência, genericamente, a emissão de pareceres sobre a política cultural da Universidade, assegurando a ligação com a comunidade, bem como a coordenação das atividades das unidades culturais. O seu primeiro presidente foi Lúcio Craveiro da Silva, antigo Reitor da UMinho, seguindo-se José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo, Maria Eduarda Keating e Helena Sousa.
Eduardo Ferreira apresentado como novo Administrador da UMinho
Nesta cerimónia será ainda apresentado o novo Administrador da UMinho, José Eduardo Martins Ferreira, que sucede a Carlos Menezes no cargo.
Natural de Moçambique e licenciado em Gestão Económica-Financeira pelo Instituto Superior de Gestão, José Eduardo Martins Ferreira fez, em 2001, o mestrado em Gestão e Estratégia Industrial no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL). Fez ainda o MPD Program da Nyjenrode Business Universiteit – Holanda em 1998.
É membro das Ordens dos Economistas e dos Contabilistas Certificados e tem exercido cargos de alta direção quer como administrador, diretor geral, diretor coordenador financeiro ou diretor de projetos em empresas de grande dimensão e multinacionais. Esteve envolvido em projetos nas áreas das telecomunicações, águas e ambiente, portos, construção, banca e transportes.