“Seis Lendas com Legendas” apresentado em Amares
Uma mágica viagem por “Seis Lendas com Legendas”. Assim foi o momento protagonizado, por Pedro Seromenho, na Biblioteca Municipal de Amares.
O escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas (como se apresenta), brindou a plateia presente com a apresentação da sua mais recente publicação um livro que conta a história de um rio que viaja através das lendas da região, em que cada um dos concelhos do Cávado.
A obra é fruto do Projeto “Cultura para Todos no Cávado”, cujo objetivo passa por fomentar a literacia e educação patrimonial do território do Cávado junto de público infantojuvenil através de um projeto de literatura infantil. A edição contou com a participação de diferentes ilustradoras, das quais Cátia Oliveira, Sara Lou, Gabriela Araújo, Mariana Gusmão, Catarina Bico e Soraia Oliveira.
Esta viagem repleta de cor e aventura está disponível também em formato audiobook, para uma leitura inclusiva e acessível a todos/as. A voz é dos alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, das turmas A e B do 7º ano e pode ser consultada em: https://www.youtube.com/watch?v=9d1nhGJd7pc
Na apresentação da obra, a Vice-presidente e Vereadora da Cultura do Município de Amares, Cidália Abreu, destacou a importância desta publicação para a educação, valorização e conservação do património cultural, nomeadamente as lendas tão caraterísticas de cada região.
A apresentação, em Amares, foi abrilhantada pela Associação Fluir Artes Musicais Amares.
Projeto “Cultura para Todos no Cávado”
O projeto “Cultura para Todos no Cávado” é um projeto de intervenção social com recurso a práticas artísticas, enquanto abordagem inovadora para grupos e/ou pessoas com particulares dificuldades de inclusão social. Este projeto foi alvo de uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso NORTE-30-2019-34 e do Programa Operacional Regional Norte 2020, com o investimento total de 216.470,59€ e cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu.