Município de Vieira do Minho é o mais amigo das famílias no distrito de Braga
O Município de Vieira do Minho prescindiu dos 5% da taxa de IRS a que tem direito, revertendo este desconto diretamente paras as famílias deste concelho.
Este município abdicou da totalidade da receita a que tem direito sobre o que o Fisco vai cobrar sobre os rendimentos dos contribuintes referentes ao ano de 2021.
Segundo os dados publicados no site da Autoridade Tributária e Aduaneira, este município aplica uma taxa zero por cento, o que permite aos contribuintes residentes neste concelho pagar somente 95% da taxa máxima dos rendimentos auferidos.
No distrito de Braga, Vieira do Minho é o único município que abdica dos 5% da taxa do IRS a que têm direito, no entanto existem mais sete municípios que aplicam uma taxa reduzida.
Esses municípios são: O município de Cabeceiras de Basto aplica uma taxa de 2%, o Município de Fafe cobra a taxa de 3%, o Município de Vizela aplica uma taxa de 3.5%, o Município de Braga cobra uma taxa de 3,75, o Município de Celorico de Basto cobra 4% e o Município de Vila Nova de Famalicão aplica uma taxa de 4.5%.
Os municipio de Amares, Barcelos, Guimarães e da Póvoa de Lanhoso aplicam a taxa máxima de 5% de IRS a que têm direito.
Segundo o portal da Autoridade Tributária e Aduaneira nada dizem sobre as taxas de IRS a aplicar nos concelhos de Terras de Bouro e de Vila Verde.
A cobrança de IRS arrancou no dia 1 de abril e termina em 31 de julho.