Aliança Luso-Britânica é o tema central de dois espetáculos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
O espetáculo de ópera “Portugal-UK 650” será interpretado pelo Estúdio de Opera da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e conta com a participação de vários cantores premiados. Trata-se de uma obra inédita centrada em alguns momentos-chave da história da mais antiga aliança diplomática do mundo, nomeadamente os dois casamentos reais que uniram Portugal e Inglaterra.
Cristina Gonçalves, responsável pelo Estúdio de Ópera do CMCG, explica que “O primeiro ato desta obra decorre no século XIV na corte do Rei D. João I de Portugal e da Rainha D. Filipa de Lencastre, nascida Princesa Inglesa. O segundo ato decorre no século XVII, na corte do rei Charles II do Reino Unido e da rainha D. Catarina de Bragança, nascida Infanta de Portugal.”
O espetáculo decorre no Espaço Vita na próxima quinta-feira, dia 21 de abril, com início às 21h30. Os bilhetes têm o preço de € 2,00 e podem ser adquiridos no Espaço Vita, na rede Ticketline, ou nos espaços aderentes (FNAC, Worten, entre outros).
No domingo, dia 24 de abril, é apresentado, no Altice Forum Braga, o concerto “Portugal-UK 650”, no qual o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresenta um projeto interdisciplinar que envolveu transversalmente, ao longo deste ano, as disciplinas curriculares, bem como as disciplinas artísticas de todos os níveis de ensino, procurando dessa forma celebrar e dar a conhecer a historia da Aliança Luso-Britânica e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança – a paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, sinceridade, amabilidade e solidariedade – através das artes e das várias disciplinas curriculares.
O concerto inclui a participação da Orquestra Sinfónica, da Orquestra de Sopros, do Estúdio de Ópera, de vários coros da disciplina de inglês e a estreia de duas novas composições.
No átrio do Altice Forum Braga estará patente uma exposição com os trabalhos artísticos realizados pelos alunos da instituição.
O concerto “Portugal-UK 650” está marcado para as 18 horas de domingo, dia 24 de abril, no Altice Forum Braga e tem entrada livre.
Com a realização destes dois espetáculos, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga dá a conhecer a forte envolvência da instituição nas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-britânica.
Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650 comenta: “Felicito calorosamente o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga pela forma exemplar e profissional com que alcançou os objetivos propostos pelas comemorações Portugal-UK 650, e por proporcionar não só o enriquecimento dos seus alunos, mas também do público em geral, que terá oportunidade de assistir a estes espetáculos únicos que, certamente, ficarão gravados na memória de todos. Uma oportunidade única, a não perder!”