Quantcast
 
 

Vieira do Minho inaugurou obras de requalificação da Casa do Guarda

Câmara Municipal inaugurou obras de requalificação da Casa do Guarda

 

No âmbito das comemorações do 48º aniversário da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Vieira do Minho inaugurou, ontem, dia 25 de abril de 2022, as obras de requalificação da Casa do Guarda no Parque Florestal, onde funcionava a sede da Administração Florestal de Vieira do Minho.

 
 

O momento que foi presenciado por várias individualidades do concelho e contou, ainda com a presença da Diretora da Conservação da Natureza e Florestas Sandra Sarmento.

A obra de requalificação da Casa pretendeu promover a conservação e proteção de um dos ativos patrimoniais do Município, bem como a salvaguarda da sua população e do seu território.

 
 

O edifício, que outrora albergou a sede dos Serviços Florestais de Vieira do Minho, faz parte integrante da memória coletiva do concelho. Do conceito da intervenção destaca-se o propósito da preservação da memória do edifício, da sua identidade, ao mesmo tempo que unifica com o restante espaço urbano.

A intervenção visou a reabilitação integral do edifício, dotando o equipamento com caráter inovador, desenvolvido de modo estruturado, programado e direcionado, para as necessidades do município e da sua população.

 

O edifício irá albergar o Centro Municipal de Proteção Civil, os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Centro de Alojamento Temporário de Emergência e o Centro Interpretativo da Serra da Cabreira.

Para o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, esta obra de requalificação é um marco importante para a valorização do património de Vieira do Minho e resulta da excelente cooperação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Sandra Sarmento, Diretora do Instituo de Conservação da Natureza e Florestas considerou que esta obra vem de encontro ao importante investimento realizado no perímetro florestal de Vieira do Minho nos últimos anos.

 

A obra de requalificação resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Norte 2020 –FEDER, financiada a 85%, que ultrapassou os duzentos mil euros.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...