Plano de Sustentabilidade Alimentar – Geração S finalista do Prémio Cidades Educadoras em Esposende
O Plano de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, do Município de Esposende, foi um dos dez projetos finalistas da quarta edição do Prémio Cidades Educadoras, da responsabilidade da Associação Internacional de Cidades Educadoras (IAEC).
O Prémio Cidades Educadoras visa reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho das Cidades Educadoras, assim como destacar boas práticas que possam ser fonte de inspiração para outras cidades na construção de ambientes mais educadores.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/06/EB.Goios_refeitorio_2020-003-700x933.jpg)
Tendo por base o tema “Boas práticas na promoção de cuidados na cidade”, esta edição dá ênfase a políticas e iniciativas municipais que respondam às necessidades de cuidados numa perspetiva do ciclo vital, políticas municipais inovadoras que se comprometem a colocar os cuidados como um eixo de transformação socioeconómica na perspetiva da economia feminista e iniciativas municipais que promovam a educação em torno da eco dependência.
Alinhado com as diretivas da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Geração S propõe-se contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade escolar e, num plano mais abrangente, da melhoria da qualidade de vida da população. Assenta num conceito de economia circular e é orientado para o consumo de produtos locais, nomeadamente hortícolas e pescado. Possui quatro linhas orientadoras: Cantinas Escolares Sustentáveis, que fomentem hábitos alimentares saudáveis; ECOalimenta, tendo em vista o combate ao desperdício alimentar, a redução, reutilização, recuperação e reciclagem na área alimentar; AgroKids, que se traduz no desenvolvimento de hortas escolares para cultivo e consumo de produtos locais; e ReEduca, que se traduz em atividades pedagógicas que assegurem a consciencialização para a educação para a sustentabilidade alimentar.
Esposende distingue-se, assim, entre 65 candidaturas de 53 cidades membros em 7 países e 3 continentes, que foram avaliadas por um júri internacional composto por especialistas, representantes do Comitê Executivo da IAEC e da Comissão para Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a rede ICLEI Cidades.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/06/geracao-S-3-1500-x-2000-700x933.jpg)
O júri destaca a abordagem inovadora da questão da alimentação por parte do Município de Esposende, considerando que esta é uma questão cuja relevância tem vindo a ser destacada na pandemia. O júri destaca que o projeto estabelece um vínculo interessante com a identidade local e coloca em relação uma multiplicidade de atores envolvendo-os nos diferentes processos. “A iniciativa está enquadrada no presente, mas com uma projeção para o futuro”, sublinha.
Como finalista desta edição, o programa Geração S receberá um certificado na cerimónia de encerramento do XVI Congresso Internacional e terá visibilidade no site da IAEC, bem como em diferentes publicações e canais da Associação.
Nesta edição, as cidades vencedoras são Barcelona (Espanha): “Abrigos climáticos nas escolas”, Loures (Portugal): “Rios com Vida” e Horizonte (Brasil): “Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre”.