Quantcast
 
 

XXIV Ferra dos Poldros na Serra da Cabreira

No passado dia 2 de julho decorreu em Chã do Prado, em plena Serra da Cabreira, a XXIV Ferra dos Poldros, organizado pela ACERG- Associação dos Criadores de Equinos da Raça Garrana, em colaboração com o Município de Vieira do Minho.

 
garranus


A Ferra dos Poldros é um evento que acontece anualmente, no início do mês de julho, e consiste na captura dos animais pelos seus criadores, para a sua identificação e sanidade.
Os animais são conduzidos para mangas de maneio ou cercados onde são identificados eletronicamente, através da colocação de um microchip, é efetuada a colheita de sangue aos poldros para determinação do genótipo e controlo de filiação. Nesta atividade é realizado o seu resenho gráfico e descritivo e os animais são marcados a fogo. É efetuada também a desparasitação interna e externa dos animais e alguns dos poldros são nesta fase desmamados e levados para casa dos seus criadores.

 
 


No concelho de Vieira do Minho existem 263 éguas e 28 garanhões, num total de 65 criadores e distribuídos por 25 eguadas.
Os garranos são animais que vivem livremente na Serra da Cabreira, em eguadas de cerca de 10-15 animais, sendo constituídas pelo garanhão, éguas e poldros.


Estes momentos são alturas de grande convívio entre os criadores de garranos, que se têm realizado desde o início dos trabalhos do Livro Genealógico da Raça Garrana, pela ACERG e fazem parte da história do concelho de Vieira do Minho.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...