Cidade de Braga liderando o investimento de Inovação e Desenvolvimento no Minho
O Estado investe anualmente 275 milhões de euros em empresas e instituições de ensino superior, porém 47% desse investimento, 130 milhões, são realizados na cidade de Braga. O instituto Nacional de Estatística (INE) refere estes valores e divulgou que os números representam um aumento de 19% em comparação com o investimento realizado em 2010.
De acordo com INE, a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave de Braga e a Universidade do Minho investiram por volta de 61 milhões de euros em Inovação e Desenvolvimento (I&D). A UMINHO, apesar de ter investido menos 3 milhões que a década anterior, são responsáveis pelo principal esforço financeiro.
As empresas, em comparação com o investimento feito em 2010, viram um crescimento superior a 400% traduzido num montante de 12 milhões de euros no respetivo ano, que agora encontra-se por volta dos 50,5 milhões de euros.
Entretanto, em Braga, registou-se no ano 2020 uma queda no investimento em inovação e desenvolvimento. De 2010 a 2020, o estado injetou respetivamente neste setor 32,5 milhões de euros a 18 milhões de euros
In RUM