Quantcast
 
 

Ricardo Rio participou em conferência digital da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi

Ricardo Rio participou esta Terça-feira na conferência das ‘Cidades Líderes na Economia da Inovação’, que decorreu no âmbito de uma série de eventos digitais da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, uma plataforma global para acelerar o desenvolvimento sustentável, organizada pela Abu Dhabi Sustainable Week e por Masdar City, em parceria com o Global Parliament of Mayors. Numa iniciativa realizada por videoconferência, o presidente da Câmara Municipal de Braga abordou os desafios globais com que as cidades e organizações se deparam para atrair investimento e reter talento, tendo em vista o crescimento económico.

 

Dessa forma, Ricardo Rio defendeu que o principal objectivo passa por garantir que as oportunidades de educação e aprendizagem se ajustam às necessidades das empresas e da sociedade, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso às competências necessárias. “Esta é uma grande oportunidade para as cidades, cidadãos e empresas de todo o mundo. As políticas públicas devem contribuir para criação de talento e atracção de investimento e os próximos anos serão cruciais para definirmos políticas progressistas para proporcionar oportunidades económicas e prosperidade para as gerações actuais e futuras”, referiu o Autarca na sessão que contou ainda com a participação de Grace Mary Mugasa, ministra de Estado do Uganda e Alby Bocanegra, vice-presidente da Global City Partnerships na Mastercard e Conselheiro do Fórum Económico Mundial. O debate foi moderado por Stephen Severance, de Masdar City.

 
 

Dando conta trabalho inovador desenvolvido em Braga para “construir um ecossistema internacional de talento”, que inclui todos os parceiros desde empresas, instituições públicas, universidades e centros de investigação para criar novas abordagens na área do desenvolvimento do talento, Ricardo Rio lembrou que “atrair investimento é também atrair talento” e que a cooperação é essencial para criar novas formas de negócio.

“Vivemos numa época em que as cidades competem entre si para atrair os melhores, por isso, os decisores políticos têm a obrigação de colocar todos os parceiros na mesma mesa para discutir e implementar soluções de sucesso. No entanto, acredito que as cidades não devem competir umas com as outras, mas sim cooperar e trabalhar em conjunto para inovar e criar novos ecossistemas de talentos inteligentes”, defendeu Ricardo Rio.

 
 

E para atrair e reter esse talento, o Autarca destaca os principais argumentos que as cidades devem apresentar para terem sucesso. Em primeiro lugar está o “elevado nível de qualidade de vida” para as famílias, para os jovens e para a comunidade sénior. Para isso, é necessário trabalhar em todos os aspectos das políticas urbanas com uma aposta clara nas escolas, habitação, mobilidade, parques verdes, empregos, cultura e actividades para tempos livres.

“Temos de fazer das nossas cidades, cidades únicas e perceber quais as características que tornam a nossa cidade única para apresentar ao mundo os nossos pontos fortes. São essas qualidades únicas que criaram uma narrativa convincente para atrair e reter talento. Braga atraiu nestes últimos anos um grande número de cidadãos oriundos de vários pontos do globo porque promovemos activamente a cidade como uma comunidade onde todos trabalham em prol do desenvolvimento e onde todos os intervenientes são relevantes”, explicou Ricardo Rio.

 

Num mundo cada vez mais global, a qualidade do emprego é outro factor de retenção de talento. Por isso, segundo Ricardo Rio, o trabalho desenvolvido com a comunidade empresarial é primordial. “As cidades devem trabalhar em conjunto com os empresários. Em Braga, trabalhamos muito de perto com o sector empresarial para criarmos novas formas de fazer negócios. Fomos a primeira cidade em Portugal a criar uma agência de desenvolvimento económico, a InvestBraga, e ao mesmo tempo criámos o Startup Braga. No fundo esta foi uma abordagem inovadora para fomentar a inovação na nossa região e foi muito importante para atrair novos talentos para Braga, mas também para reter um importante volume de talentos que todos os anos é formado na Universidade do Minho”, concluiu.

A ‘Abu Dhabi Sustainability Week’ irá realizar-se em Janeiro de 2023 e contará com a participação de líderes globais, incluindo chefes de estado, decisores políticos, líderes mundiais e especialistas área de sustentabilidade.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...