Ricardo Rio participou na Semana Europeia das Regiões e Cidades em Bruxelas
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou na 20.ª edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades (SERC), que está a ter lugar de 10 a 13 de Outubro, em Bruxelas, sob o lema «Novos desafios para a coesão da Europa».
O autarca Bracarense participou enquanto orador em quatro painéis distintos, dedicados a temas tão diversos quanto a política de desenvolvimento económico, a descarbonização, a gestão da energia ou as políticas da juventude, nos quais teve oportunidade de partilhar as boas práticas da cidade de Braga.
No seminário “Pact for Skills – Enabling the green transition in automotive regions”, Ricardo Rio – que integra a Comissão CoRAI, das Regiões com Indústria Automóvel no Comité das Regiões, pôde partilhar com representantes de outras regiões europeias a estratégia de atração de talento da cidade de Braga, enquanto pilar fundamental do desenvolvimento económico e da crescente interligação entre as empresas e os centros de conhecimento, que sustentam a forte aposta na inovação do tecido empresarial ligado à indústria automóvel.
Na “3rd meeting of the Zero Pollution Stakeholder Platform”, o edil Bracarense foi, em conjunto com autarcas de Lahti (Finlândia) e Grenoble (França), convidado a partilhar a estratégia de descarbonização prosseguida pelo Município de Braga com os membros desta importante Rede Europeia, que o guindou às cidades líderes à escala mundial, ao nível da adaptação às alterações climáticas e à promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável. O tema desta terceira reunião da Plataforma centrava-se na inovação e na governança no quadro da redução da poluição nas cidades, tendo assim dado espaço ao papel das autoridades locais na concretização destes objectivos.
Ainda durante a tarde de Terça-feira, Ricardo Rio participou no lançamento da “LIFE-NECPlatform”, um projeto de cooperação à escala europeia que pretende fortalecer a governação multinível e o diálogo conducente ao desenvolvimento de novas políticas energéticas e elaboração dos novos Pactos para a Energia e Clima (NECP).
A sessão contou com a intervenção de representantes da DG Energia da União Europeia, do Vice-Presidente da ADENE e de autarcas de Varsóvia, Ghent, Gabrovo, Coulaines e Zagreb, além de Braga.
The NECPlatform project, funded by the first LIFE-Clean Energy Transition call of 2021, aims at supporting six EU Member States (Bulgaria, Croatia, France, Italy, Portugal, and Romania) transition to climate neutrality by setting-up and managing permanent multi-level Climate and Energy Dialogue (CED) Platforms in line with Article 11 of the Energy Union Governance Regulation. The objective is to reinforce the national policy frameworks of the six target countries in a view to design an inclusive governance model that in the future could be replicated in other Member States.
Já no dia de hoje, Quarta-feira, o Presidente da Câmara de Braga foi um dos oradores na Conferência ”Youth empowerment can’t wait for the future”, na qual intervieram também representantes de outras cidades que já ostentaram o título de Capital Europeia da Juventude (como Cluj e Amiens), as que ostentarão o título em 2023 e 2024, Lublin e Ghent, respectivamente, e membros do Gabinete da Comissária Europeia Mariya Gabriel, que tutela a área da Juventude.
Nesta sessão, Ricardo Rio frisou que é impossível dissociar as políticas para a juventude de qualquer das áreas da governação municipal, sendo fundamental envolver os jovens e seus representantes em plataformas de auscultação e colaboração que reforcem a sua cultura cívica e os estimulem para uma cidadania activa. “Não é possível pensar no futuro das nossas cidades sem ouvir e envolver os jovens, fazendo corresponder as políticas públicas à concretização das suas ambições, para que aí possam ser verdadeiramente felizes e realizar os seus sonhos”, frisou.
A SERC é o maior evento anual dedicado à política regional no quadro da União Europeia. Todos os anos, durante quatro dias, as regiões e as cidades dão a conhecer a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, bem como de aplicar a política de coesão da União Europeia, e demonstram a elevada importância do nível local e regional para a governação europeia.
Os temas da edição deste ano abrangem a transição ecológica e digital, a coesão territorial e a capacitação dos jovens. Está a ser dado uma ênfase especial ao papel da política de coesão na recuperação sustentável da Europa, enquanto instrumento de solidariedade mais eficaz para responder a situações de emergência e às consequências das crises.
O evento reúne mais de 10.000 participantes – incluindo mais de 1.000 oradores de toda a Europa e não só – que estão a participar num vasto programa de conferências, exposições e ocasiões para estabelecer contactos no domínio do desenvolvimento local e regional.