Quantcast
 
 

Município da Póvoa de Lanhoso assume-se como promotora de saúde para a população

Com o propósito principal de incentivar e de sensibilizar para um envelhecimento saudável, ativo e com qualidade de vida e partilha, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu um conjunto de iniciativas para assinalar o “Mês do Idoso”.

 
Povoa de Lanhoso

“Foi um mês dedicado aos idosos, a que também quisemos associar alguns dos objetivos do Município, enquanto pertencente à rede de Municípios Saudáveis”, explica a Vice-Presidente e Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, assegurando que se pretende dar continuidade a esta iniciativa.

 
 

O programa englobou propostas ligadas à saúde e prevenção, ao desporto e à cidadania sénior. “Procurámos aliar as atividades intergeracionais às preocupações com o envelhecimento saudável, que são os objetivos de todos os territórios que querem assumir-se como promotores da saúde”, destaca ainda esta responsável autárquica.

Ações de Rastreio da Cavidade Oral, Saúde Oral e Aconselhamento Dermocosmético; de Prevenção de Quedas, no âmbito do “Projeto Para-Quedas”; e de sensibilização para “Os sinais que o corpo dá” foram as propostas, juntamente com a dinamização do I Campeonato de Boccia Intergeracional (com cerca de 250 atletas); e com a “Caminhada Rosa” (no âmbito do mês para a sensibilização do cancro da mama). No último dia de outubro, o programa englobou a cerimónia de hastear da bandeira comemorativa dos 25 anos da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, uma sessão de ginástica geriátrica; e a I Assembleia Sénior, dinamizada pelo Provedor do Idoso.

 
 

Atividades que só foi possível concretizar em colaboração com diferentes agentes. “Quero agradecer o envolvimento e participação dos diversos parceiros, como a Unidade de Cuidados à Comunidade e de entidades privadas, na área da saúde; como parceiros da Rede Social, Centros de Convívio, o Provedor do Idoso, as Escolas, a Liga Portuguesa contra o Cancro. Estiveram todos envolvidos, com a Autarquia, na dinamização de um programa muito preenchido, que foi um mês muito importante, ao qual queremos dar continuidade”, assegura Fátima Moreira.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não