UMinho conquista Prémio Inclusivo Erasmus+ 2022
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação atribuiu o Prémio Inclusivo Erasmus+ 2022 – Ensino Superior, ao projeto “SOS Digital – Providing Support to Students in Distress”, coordenado pela Universidade do Minho.
A cerimónia decorreu ontem no âmbito do “VII Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão”, realizado em Lisboa. Este prémio distingue anualmente os projetos que se têm destacado a promover a inclusão nos diferentes setores educativos e premiou o projeto da UMinho pela “capacidade de fornecer recursos aos estudantes para lidarem com situações de risco – emocional, stress, comportamento”.
O projeto SOS-Digital visa fornecer ferramentas de apoio e estabelecer procedimentos de notificação para aqueles que observam comportamentos de stress/risco, além de criar mecanismos que permitam às universidades e à sua comunidade académica ter acesso a formação sobre como lidar com alunos em situações deste tipo.
O projeto não substitui a ajuda especializada e tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade académica para as questões da saúde mental, permitir o reconhecimento de sinais de alerta e dar uma primeira resposta eficaz aos alunos. Com um financiamento de 197.565 euros do programa Erasmus+, conta ainda com a participação da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), da Università Degli Studi di Trento (Itália) e da Adam Mickiewicz University, Poznan (Polónia).
Várias distinções
A UMinho tem obtido várias distinções da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação nos últimos anos. Recebeu o prémio Projeto Inspirador Erasmus+ 2019, no âmbito do projeto “University of Minho Overseas Mobility Experience – UMove (ME)”, o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2020, pelo projeto “Higher Education Student and Staff Mobility” e o Prémio Inclusivo E+ 2021 – Ensino Superior, pela dinâmica dos seus Serviços de Apoio à Internacionalização. A UMinho renovou também, com avaliação de “Excelente”, a Carta Erasmus para 2021-2027, considerada um selo de qualidade para a cooperação internacional no ensino superior.