Presidente da Câmara Municipal recebeu alunos no âmbito da candidatura da Póvoa de Lanhoso a “Cidade Amiga das Crianças”
Alunos e alunas dos Agrupamentos de Escolas e da EPAVE participaram numa reunião que decorreu nos Paços do Concelho, no âmbito da candidatura do Município da Póvoa de Lanhoso a Cidade Amiga das Crianças. Estes alunos/as representaram os seus colegas e as suas escolas que, num primeiro momento, foram convidados a refletir acerca do tema: “o que é para ti um concelho amigo das crianças e jovens”?
Nesta reunião, na qual participou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro e a Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, os/as alunos/as escolhidos pelas escolas para representar o universo escolar responderam às seguintes questões: “De que é que eu gosto mais na Póvoa de Lanhoso?”; “O que é que eu gostava mais de ver ou ter no concelho da Póvoa de Lanhoso?” e “O que pode ser melhorado no nosso concelho?”, deixando assim registadas as suas preocupações, pretensões e expectativas para o futuro do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Frederico Castro, Presidente da Autarquia, referiu na abertura dos trabalhos desta reunião que “todos têm um papel importante no dia-a-dia da construção da Póvoa de Lanhoso como uma vila Amiga das Crianças, são todos importantes na sociedade em que estamos inseridos e não há ninguém que deva ser deixado de parte.” A elencagem destes contributos será a base para a elaboração de um Plano Local para os direitos das crianças e jovens, pois as reflexões, opiniões e sugestões destes jovens serão nele incorporados.
Nas palavras da Filipa, aluna da Escola Secundária, “esta iniciativa é muito importante porque é indispensável que os jovens sejam ouvidos, é importante que se estabeleça uma relação de maior proximidade com os jovens, porque nós vamos ser quem vai estar cá daqui a alguns anos”.
O Município da Póvoa de Lanhoso é um dos nove, a nível nacional, reconhecido com o selo da UNICEF de Cidade Amiga das Crianças. Tendo terminado a vigência desta chancela no decorrer deste ano, é agora tempo de preparar uma nova candidatura, tendo o Mecanismo de Coordenação constituído para esse efeito já delineado metodologias a seguir e, dentre elas, atividades para auscultar crianças e jovens e a comunidade, para elaborar um diagnóstico local.
Uma Cidade Amiga das Crianças respeita e aplica nas suas políticas, normas e programas os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos das Criança e o Município da Póvoa de Lanhoso assumindo este compromisso, reconhece o seu papel na promoção de políticas locais que incorporem o seu ponto de vista, dando origem a uma sociedade mais equitativa e inclusiva.