“Junta-te ao Gervásio” atribui menções honrosas a dois projetos do distrito de Braga
O projeto “CATES – Criação de um sistema Ambiental, Tecnológico, Ecológico e Solidário”, desenvolvido em Barcelos pela Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa, recebeu a menção honrosa de ‘Entidade de Proximidade’, na cerimónia de entrega dos Prémios “Junta-te ao Gervásio”. No concelho de Fafe, a Junta de Freguesia de Fornelos viu o seu projeto “Eco-freguesia de Fornelos” ser igualmente reconhecido, mas na categoria ‘Juntas de Freguesias’.
O CATES consiste num sistema de economia circular que reutiliza recursos e contribui para a preservação do meio ambiente, ajudando famílias carenciadas, promovendo a educação e impulsionando o desenvolvimento digital da população.
Para cumprir estes propósitos, A Intensify World incentiva à doação de bens, recolhe-os e armazena-os em locais próprios, onde voluntários e elementos da associação fazem uma triagem. Os que estão em bom estado são disponibilizados para as famílias carenciadas, enquanto que os que não tiverem condições são encaminhados para entidades que fazem a sua reciclagem.
Em 2021, o projeto conseguiu reutilizar cerca de 60% dos bens – que beneficiaram 6 mil pessoas, reciclou 5 toneladas de roupa, 8 toneladas de equipamentos eletrónicos e 150 kg de baterias e pilhas.
O “Eco-freguesia de Fornelos” assumiu um compromisso com a sustentabilidade, no qual tem investido por diferentes vias, entre as quais, o aumento dos ecopontos e a criação de parques verdes com materiais naturais – um dos quais conta com um charco para lazer e rega natural, conseguido através da recuperação de um curso de água.
No âmbito do projeto, destacam-se ainda o serviço gratuito de levantamento de “monstros” da freguesia e o centro de recolha de roupa e outros bens, a par de uma escola comunitária, onde as crianças vivem em harmonia com a natureza. A lista de ações é extensa e tem espaço ainda, entre outros, para o eco-festival “Terra Mãe”.
“Terminada esta primeira edição do ‘Junta-te ao Gervásio’, o balanço que fazemos é extremamente positivo, tanto pelo número de candidaturas recebidas – mais de 170 –, como pelo impacto que os projetos apresentados geraram localmente. É de saudar a criatividade de todos os candidatos na aproximação das comunidades à reciclagem e, globalmente, às boas práticas”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
“Os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em várias localidades do país, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados noutras regiões”, sublinha.
Recorde-se que o prémio “Junta-te ao Gervásio” tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
Esta é uma iniciativa promovida pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, e conta com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.